Reação Orientação da Criança
Por: dmaaciel • 1/11/2024 • Dissertação • 461 Palavras (2 Páginas) • 40 Visualizações
Reação ao livro Orientação da Criança
Capítulos 4, 5, 6, 7, 8 e 31
Autora: Ellen G. White
O livro tem como foco a instrução de como deve ser o ensinamento das crianças, desde o seu nascimento.
Nos capítulos propostos para leitura, nos é mostrado a importância desses ensinamentos e orientações, pois como a própria autora coloca, se os pais não ensinarem, não educarem, alguém o fará. Satanás está em derredor para plantar o mal no coração destes pequenos.
As crianças devem ter métodos de educação atrativos e objetivos, pois, é daí que se formará o caráter delas, no qual é focado no capítulo 31, que exemplifica a formação do mesmo e como deve ser a virtude das crianças em vencer certos tipos de adversidades. Já que a criança não basta ser instruída no caminho correto, assim como deve aprender a formar sua própria opinião, porém, esse pensamento e opinião próprio devem ser sempre voltados a Deus. É aí onde parte de qual lugar iremos buscar a orientação.
A autora nos mostra que a Bíblia é nosso principal guia, onde contém o que é certo e errado, e nos mostra a passagem de Provérbios 22:6 que diz “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele”. O complemento do ensino deve ser a própria natureza, que por sí só já tem todo o seu esplendor, mas unindo o principal manual com ela a criança tende a fixar muito mais os que lhe é passado.
Todo método de ensinamento deve ser preparado, assim como a concepção do filho não deve ser algo não pensado. Os pais precisam se preparar para a vinda da criança, pois, pais não preparados estão pecando contra Deus. Pais não preparados tendem a ter problemas com seus filhos conforme vão crescendo, porém, mesmo que venham a enfrentar problemas por falta de preparo, a autora nos mostra que ainda sim os pais devem buscar a Deus e sua orientação para reverter as adversidades. Esse cuidado deve ser redobrado pela mãe, que é a primeira professora da criança, logo, não deve pensar em uma área de ensino somente, mas envolver toda a parte física, mental e espiritual, e muito mais que todo ensino que saí da boca dos pais, deve ser seguido o exemplo. Pais que buscam a Deus e o colocam como prioridade, tendem a ter filhos seguindo o mesmo caminho.
Entende-se que a criança precisa aprender de maneira fácil, ter seus pais como exemplo, mas, muito mais que isso, precisa aprender desde cedo a ser totalmente dependente de Deus, saber que suas escolhas devem se basear no que Deus quer para a vida dela, assim, quando tiver seu caráter formado, estará pronta para a vinda de Jesus.
Diego William da Rosa Maciel
Gaivotas do Sul – 11ª Região
...