Realtorio
Por: roeleo2212 • 2/5/2015 • Relatório de pesquisa • 543 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
Resumo do capitulo 19
De acordo com as pesquisas apresentada desenvolvidas por sala, Karen para obtenção do grau de especialista em recursos humanos pela IGV, e supervisionada por Almeida, Walnice (2003) tendo um objetivo de avaliar pontos de novas tendências de Captação e Seleção de Talentos que se encontram na literatura especifica da área, estão sendo praticadas.
Para isso participaram 20 organizações, sendo que 6 atua Distrito Federal e 14 na região de Recife (grande Recife), analisaram suas características, como ramo na organização, número de funcionários, e números de funcionários pertencente a ARH e nível hierárquico da área de Rh e perfil dos profissionais do ano de Rh, como área de formação do respondente, número de funcionários especializados no ARH e tempo na área de RH do respondente.
O instrumento e procedimento de coleta de dados foi usado em questionário com 22 questões fechada. As politicas adotadas sobre a gestão de talentos praticas de captação e identificação de talentos.
O questionário foi aplicado na área de RH no ano 2003 pela internet.
Na pesquisa, 90% dos respondentes dizem que os processos seletivos são realizadas com base em perfil ideal.
As informações e encontrada no modo são: conhecimentos, experiência, comportamento e atitudes com foco no cargo e na cultura da organização. Sendo que o perfil do candidato, eles utilizam com o solicitante para delinear e validar o perfil desejado, e boa descrição de cargos.
Cerca de 85% dos participantes responderam que adotam o recrutamento de candidato dentro da empresa e depois fora. Já no recrutamento externo, 50% dos entrevistados escolheram fazer para qualquer nível de carreira técnica e não somente para o nível inicial; 30% dos entrevistados usam o recrutamento externo para cargos gerenciais de alta direção.
Com relação as técnicas de recrutamento, 80% apontam o banco de dados como meio mais comum, quando é considerável os cargos dos níveis gerencial, técnico e operacional. A internet é mais utilizada para cargos gerenciais e técnicos. As indicações por profissionais acontece com frequência para os cargos técnicos e operacionais. Os caçadores de talentos (Head Hunter) são contratados com mais frequência para cargos gerenciais.
O anuncio de jornal continua sendo utilizado, principalmente no nível gerencial e técnico. A terceirização dos serviços na área de captação e seleção de talentos ocorre com mais frequência para os cargos gerenciais e técnicos.
Quando a pratica de seleção, não houve grande alteração, pois são utilizadas três tipos de níveis profissional. A analise curricular, a entrevista de triagem, a entrevista individual e os testes psicológicos são utilizados. A dinâmica de grupo é mais utilizado para cargos técnicos e operacionais do que para cargos gerenciais.
Como Bueno(1995) defende, nas novas tendências de R&H selecionar não é atividade restrita aos profissionais de RH mas cabe a cada chefe, gerente ou líder ter competência para escolher com quem via trabalhar, e transforma a área de RH em consultório interna.
As organizações demonstram respeito pelos candidatos, vendo-os mais com clientes ou usuários potenciais do que pessoas que apenas procuram um mero emprego. Percebe-se que os recrutamentos de seleção estão cada vez mais transparentes.
A avaliação de processo seletivo é realizada somente pela metade das empresas (50%). As informações adquiridas são as qualidades avaliadas no processo seletivo (45%) e a produtividade do empregado (40%). O meio de avaliação mais usado é o da entrevista com a chefia e funcionários (25%).
...