Recrutamento E Selecao
Pesquisas Acadêmicas: Recrutamento E Selecao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: davidadriana • 27/3/2014 • 441 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
Dinâmica de Grupo
As dinâmicas de grupo fazem parte de treinamentos, de programas educativos e de processos de seleção de profissionais da grande maioria das empresas na hora de avaliar comportamentos e características das pessoas.
Segundo Maiara Tortorette Dinâmica de grupo é a etapa do processo seletivo em que se avalia o perfil do profissional por meio de atividades e jogos que simulam situações previamente elaboradas, quer no âmbito pessoal ou profissional. A resposta de cada candidato diante de uma mesma situação é que irá ou não atender as exigências da vaga, de acordo com o perfil e personalidade esperados.
De acordo com Tatiana Wernikoff, a dinâmica não é uma técnica que permite conhecer profundamente a personalidade da pessoa. Para isso existem outras atividades, como avaliação psicológica e entrevistas em diferentes níveis de profundidade. Atualmente, as dinâmicas estão leves e divertidas, os selecionadores costumam explicar os motivos de cada atividade e o candidato tem o direito de saber a utilidade de cada uma delas.
Atualmente, há mais de 200 dinâmicas cadastradas por profissionais de Recursos Humanos, educadores, psicólogos, entre outros profissionais que utilizam esta ferramenta na rotina de trabalho. “Para cada objetivo existe uma dinâmica”.
Para recrutamento e seleção, por exemplo, o objetivo da dinâmica é avaliar certas características, o que é desejável ou não num candidato.
Há dinâmicas de cinco minutos a mais de duas horas. O aconselhável é que ela não seja muito extensa. Há dinâmicas feitas em partes, ao longo de uma semana, e podem durar 20 segundos cada. Também vale ressaltar que os resultados ficarão comprometidos se tentar adaptar uma dinâmica de 45 minutos para 15 minutos.
O cardápio de propostas é variado, mas a escolha deve levar em conta o tempo disponível, bem como ter claro o perfil da empresa e dos participantes. “As dinâmicas são flexíveis e funcionam”.
Se a dinâmica for voltada a funcionários da empresa é possível dar um retorno aos participantes sobre suas performances. Já no caso de recrutamento e seleção isso não é viável. “Às vezes não é ético, gera custos leva tempo”.
As empresas valorizam aqueles candidatos que entendem as características e natureza do cargo para qual está concorrendo e demonstre no processo seus diferencias de forma natural. Há pessoas que pensam que o candidato escolhido será, por exemplo, aquele que tiver a maior produtividade, mas nem sempre é assim! Se o participante estiver concorrendo a uma vaga de liderança, é observado o seu papel na ação de todo o grupo. Nem sempre aquele que fala mais, é o escolhido, mas pode ser o que estimula os outros a falar. Nem sempre o que ganha o jogo ou o que dá mais sugestões é quem será selecionado.
...