Reflexo Pupilar
Artigo: Reflexo Pupilar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: setesilva • 11/4/2014 • 258 Palavras (2 Páginas) • 612 Visualizações
FUNÇÕES SENSITIVAS E REFLEXO
Sensibilidade: é a capacidade de detectar e processar a informação sensorial que é gerada por um estímulo proveniente do ambiente interno ou externo ao corpo.
Objetivo: reconhecer os estímulos em laboratório: térmico, doloroso e tato fino.
Material: água fria, água quente, pincel, bastão de vidro, Becker, martelo de reflexo, lanterna.
REFLEXO TENDÍNEO
É a contração ou encurtamento do músculo.
Testado com o martelo de borracha no tendão da patela, tendão de aquiles, cotovelo
Hiporreflexia: lesões que interrompem o arco-reflexo. Ex: poliomielite.
Hiperreflexia: lesões da via piramidal. Ex: AVC
Normorreflexia: reflexo normal.
REFLEXO PUPILAR
De acordo com os estudos através dos reflexos podemos notar os diâmetros das pupilas de acordo a intensidade da luz que reflete sobre a retina dos olhos.
Maior intensidade de luz leva à diminuição das pupilas, permitindo menor penetração de luz, enquanto menores intensidades causam a ampliação das pupilas, permitindo a penetração de mais luz.
Portanto, o reflexo pupilar regula a intensidade de luz que penetra os olhos.
Ao examinar um paciente podemos observar se existe uma certa variação na pupila do olho, se em uma sala é exposto a luz vemos diferenças no tamanho.
Por exemplo, se o olho esquerdo tiver a pupila maior sob iluminação comum da sala, assim permanece sob iluminação intensa e na obscuridade, é uma anisocórica, isto quer dizer não reage a luz.
Do contrário se não houver diminuição ou contração, ela é isocórica (fotorreagentes) se continuarem iguais.
Esse método pode ser utilizado para descobrir doenças. Dirige-se a luz sobre uma pupila, observando-se a reação contralateral, que normalmente irá se contrair, esse procedimento deve ser repetido com o outro olho.
...