Relatório Estágio Ensino Fundamental Series Inicias
Por: Giselle Santos • 26/8/2023 • Trabalho acadêmico • 8.624 Palavras (35 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
3 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
4 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 9
5 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 11
6 LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 12
7 ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 13
8 ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 15
9 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 17
10 RELATO DA OBSERVAÇÃO 18
11 PLANOS DE AULA 22
12 APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 30
13 RELATO DE REGÊNCIA 31
14 CONSIDERAÇÕES FINAIS 35
14.1 validação 36
REFERÊNCIAS 37
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o 2° período letivo de 2022, do curso de Pedagogia – Unopar, da disciplina de Estágio. O estágio foi realizado na Escola Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu, por meio da observação do ensino, desenvolvida em uma escola municipal, na turma de Pré II, no ensino infantil, com 18 alunos, de faixa etária entre cinco e seis anos de idade, no município de Francisco Alves, Av. Leão Galdin de Oliveira Número 876, CEP 87570-000 cuja carga horária/sala de aula, totalizou 150 horas, em concordância com a organização Curricular do Curso.
Para uma formação ser qualificada, o profissional deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado com eficiência e responsabilidade, verificando o contexto da Educação Infantil, e observando a forma como as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convivem.
As aulas observadas foram ministradas pela professora Laila Maria Stella Paulini. Durante o período de estágio realizei registros no caderno de campo e ministrei seis aulas.
Os objetivos para esse estágio foram:
- Integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem.
- Aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso.
- Observar e analisar o processo de ensino e aprendizagem.
- Planejar e ministrar uma aula em uma turma da Educação Infantil.
- Produzir relatório de estágio com descrições e análises do processo observado.
RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin - Juliana Campregher Pasqualini.
Da leitura obrigatória realizada está o papel do professor e do ensino na educação infantil, sob a perspectiva dos autores Vygotsky, Leontiev e Elkonin.
Os autores falam da importância da interação e das experiências enquanto fatores que contribuem para aprendizagem das crianças.
Falam da importância das situações de aprendizagens para a construção da aprendizagem das crianças e do papel do professor enquanto mediador desse processo.
Os autores citados defendem que a criança se desenvolve sumariamente a partir as relações socioculturais que mantem com os sujeitos sociais nas suas vivências cotidianas. Sendo assim a escola torna-se mais um pressuposto que estimula a aprendizagem e a cognição como um todo.
Para Vigotsky (1996, p.264): “Não se pode aplicar à teoria do desenvolvimento infantil a mesma concepção do meio que se adota na biologia a respeito da evolução das espécies [...] a realidade social é a verdadeira fonte de desenvolvimento [...]”.
As interações, a socialização é processo de desenvolvimento que se constrói no dia a dia, com os adultos e com as outras crianças.
Desse modo, o professor tem papel importante, porque ele está preparado para através de recursos, gerar possibilidades onde as crianças podem desenvolver- se, experimentar, vivenciar e construir conhecimentos através do brincar.
Brincar com o outro, brincar livremente, as crianças dão significados ao que aprende e assim elas conseguem transformar situações em conhecimento.
Segundo Vigotski (1996) fomenta que “a imitação se concebida em sentido mais amplo, é a forma principal em que se realiza a influência da aprendizagem sobre o desenvolvimento”, através do processo de imitação o aluno aprende e idealiza as ações do docente, consegue compreender os fatores cruciais para o seu aprendizado, portanto, o professor precisa está ciente que sua atuação em sala provoca diversos norteamentos de aprendizagem criativa, o autor ainda complementa que (1996) “Não se pode aplicar à teoria do desenvolvimento infantil a mesma concepção do meio que se adota na biologia a respeito da evolução das espécie”, o processo cognitivo de aprendizagem é terminantemente diferente do sistema biológico de aprendizagem natural, é preciso ser provocado e estimulado para que seja progressivo e efetivo o ensino.
...