Relatório final de conclusão do Curso Técnico em Mecânica apresentado à disciplina de Projetos
Por: guiga159159 • 4/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.360 Palavras (6 Páginas) • 700 Visualizações
Escola SENAI ”Engº Octávio Marcondes Ferraz”
Ani Ellen P. Rodrigues
Geovani P. Bergamo
Guilherme M. dos Santos
João Vitor Castro
José Felipe B. Benedicto
CAUU
Cadeira Universitária Universal
Dezembro/2014
Ani Ellen P. Rodrigues
Geovani P. Bergamo
Guilherme M. dos Santos
João Vitor Castro
José Felipe B. Benedicto
CAUU
Relatório final de conclusão do
Curso Técnico em Mecânica apresentado à
disciplina de Projetos,
ministrada pelos docentes
Cristina Destri,
Fernando Reinaldo dos Santos e
Lilian Pessa.
Dezembro/2014
AGRADECIMENTOS
Agradecemos, primeiramente, a Deus que iluminou nosso caminho, aos integrantes do grupo pelo esforço e dedicação. E também agradecemos aos nossos familiares que nos apoiaram em todos os momentos e nos incentivaram a continuar quando tudo já parecia perdido.
Agradecemos ao professor Fábio que nos acompanhou com muito carinho e paciência nessa jornada.
Somos gratos a todos os professores que nos auxiliaram no desenvolvimento desse projeto (Cristina, Lilian, Fernando, Cavagnon, Bráulio, Edson Cruz).
Agradecemos também aos colegas de classe que nos ajudaram e apoiaram na realização deste trabalho.
Em suma, obrigado a todos pela atenção e paciência dedicados a nós no decorrer desses dois anos que passamos nesta escola. Muito obrigado.
RESUMO
Atualmente as cadeiras universitárias já existentes não atendem as necessidades das pessoas, sendo que estes modelos apresentam algumas falhas quanto ao conforto e bem-estar, prejudicando assim a saúde dos estudantes.A CAUU é uma melhoria das cadeiras universitárias que estão no mercado, ela zelará pela ergonomia dos mesmos. A CAUU é que uma cadeira com ajuste mecanizado, projetada para se ter uma articulação em seu apoio para escrita.Este trabalho não visa somente oferecer uma melhor ergonomia, para quem a utiliza, como, também, sendo esse um dos seus principais diferenciais em relação as cadeiras que encontra-se no mercado.Foi elaborado um protótipo da cadeira e os resultados obtidos foram satisfatórios e apresenta uma grande capacidade de se adequar as necessidades de cada pessoa.
SUMARIO
1 INTRODUÇÃo 5
2 JUSTIFICATIVA 7
2.1 Objetivo 7
3 MÉTODO
3.1 Materiais
3.2 Equipamentos /Máquinas /Instrumentos /Ferramentas
4 CUSTos 9
4.1 Viabilidade econômica 10
5 RESULTADO 10
6 CONCLUSÃO 1
REFERÊNCIAS
ANEXOS
5
1 INTRODUÇÃO
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon” que significa “trabalho”, e “nomos” que significa “leis ou normas”. Ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
No Brasil, as condições ergonômicas de trabalho são regulamentadas pela Norma Regulamentadora nº 17 - NR-17 - do Ministério do Trabalho e Previdência Social, que também dispõe sobre a utilização de materiais e mobiliário ergonômico, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Assim sendo, os modelos de cadeiras escolares devem estar dentro dos padrões ergonômicos para propiciar melhor condição de trabalho e ou estudo ao seu usuário. Observa-se hoje que existem diversos modelos de cadeira escolar. A proporção desses modelos é grande, e encontram-se os mais diferentes tipos de estruturas.
Porém, mesmo com a existência de uma grande variedade de modelos de cadeiras escolares, nota-se que nem sempre os modelos existentes suprem as necessidades das pessoas, ou seja, estes apresentam algumas falhas quando o assunto é ergonomia.
Portanto, percebeu-se que havia a necessidade de se criar um modelo que atendesse à diversidade física do ser humano: pessoas magras, obesas, altas, baixas, destras e canhotas. Além dessas, incluem-se pessoas com alguma
6
necessidade especial, assim como: nanismo, pessoas com baixa estrutura, deficiência intelectual e deficiência visual.
Pensando na ausência desse produto no mercado, o grupo observou os mais variados tipos de cadeiras universitárias, e também conversou com alguns alunos sobre as suas necessidades em relação a uma cadeira mais confortável.
Atualmente a cadeira universitária tem sido um grande problema para os estudantes, por conta de haver poucas cadeiras para canhotos e pouco espaço no assento para pessoas obesas. A ideia daadequação da cadeira surgiu quando o grupo fez uma análise sobre anecessidade de se encontrar uma cadeira compatível com o lado da escrita da pessoa e, consequentemente, colaborar para o seu bem-estar. O grupo aprimorou a cadeira universitária para a cadeira universitária universal, cujo objetivo é melhorar as condições da primeira, dando acesso a diferentes tipos de pessoas: destros, canhotos, obesos, magros, com nanismo e com baixa estrutura.
...