Relatorio Determinação De Indice De Acidez
Dissertações: Relatorio Determinação De Indice De Acidez. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: campregher1503 • 28/9/2014 • 579 Palavras (3 Páginas) • 960 Visualizações
AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ACIDEZ
1. INTRODUÇÃO
O álcool etílico: uma das mais importantes fontes de energia renovável. Os átomos representados pela cor vermelha e branca são Oxigênio e Hidrogênio respectivamente (grupo OH). O nome popular para o composto é Etanol, este se tornou o principal biocombustível de nosso país, a explicação vem do fato de que é uma fonte de energia renovável. O que isso que dizer?
Sabe-se que o petróleo usado para se obter combustíveis como a gasolina, por exemplo, é uma fonte não renovável. Como o próprio nome “combustível fóssil” já diz, provém de animais e vegetais mortos, ou seja, são necessários milhares de anos para que as jazidas de petróleo se formem.
Já o etanol pode ser produzido através da cana-de-açúcar, que mantém um ciclo de produção (corte e plantio), constituindo enormes plantações em todo o Brasil. Daí o porquê deste combustível ser tão importante em nosso país.
A cana-de-açúcar não é a única fonte de Etanol, este pode ser produzido a partir de grãos (milho, soja), beterraba, entre outros. Aliás, esses são os recursos renováveis usados em países como os Estados Unidos por exemplo.
A importância do uso de biocombustíveis está em abaixar os níveis de monóxido de carbono (CO) liberados pela combustão incompleta da gasolina. CO é o gás causador da poluição fotoquímica, ele surge a partir da queima de combustíveis fósseis, sendo assim, o Etanol não entra na lista dos responsáveis pela emissão desse poluente.
Os ácidos graxos participam da constituição dos mono, di e triglicerídios, principais constituintes dos óleos e gorduras. Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos que apresentam uma característica que os diferenciam dos demais constituintes desse grupo: cadeias longas e insaturadas. Por serem ácidos carboxílicos, os ácidos graxos podem ser neutralizados por ação de uma base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH) e o hidróxido de potássio (KOH).
Se os ácidos graxos são constituintes dos óleos e gorduras na forma de mono, di e triglicerídios, uma grande quantidade de ácidos graxos livres indica que o produto está em acelerado grau de deterioração. A principal conseqüência disso é que o produto torna-se mais ácido
2. OBJETIVOS
- Verificar a existência de ácidos graxos livres em óleos e gorduras;
- Pesquisa a quantidade deles nas seguintes substancias;
- Determinação do índice de acidez;
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. MATERIAIS E REAGENTES
Soluçaõ de éter etílico e etanol 95%, na proporção de 2:1;
solução indicadora de fenolftaleína 1%*;
Solução de hidróxido de sódio (NaOH)0,1 M padronizado;
Óleo (de soja ou qualquer outro tipo)
3 erlenmeyers de 25ml
Bureta de 25ml
Suporte para bureta
...