Relatorio de aula pratica de matematica
Por: unalva • 15/10/2015 • Relatório de pesquisa • 612 Palavras (3 Páginas) • 3.907 Visualizações
Escola Municipal de Nova Vila
Data: 25/09/2015
Professora: Unalva Vieira Silva
Série: 2º Ano
RELATORIO:
Aula pratica – Trabalhando com a Adição e Subtração através de Jogos
O presente relatório são anotações reflexivas sobre atividades de construção e desenvolvimentos dos jogos: “Dedo no Gatilho” e “Pescaria”, propostas para os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos – Primeira Fase da Educação Básica, da Escola Municipal de Nova Vila – Bonópolis – Goiás, realizada no dia vinte e cinco de Setembro de dois mil e quinze. Além das observações e analises podemos perceber a importância dos jogos para a aquisição dos conceitos matemáticos, principalmente nos trabalhos das operações adição e subtração.
A partir das dificuldades dos alunos, percebe-se que o jogo é uma importante ferramenta que motiva e desafia o aluno a encontrar uma solução para o problema que lhe é colocado, ao mesmo tempo em que propicia interesse e prazer pelas atividades de Matemática.
Observando as dificuldades dos alunos, sente-se a necessidade de elaborar uma aula diferenciada e atrativa onde os alunos pudessem desenvolver seu raciocínio matemático. Os objetivos foram propiciar aos mesmos, de forma lúdica, a construção dos conceitos de adição e subtração; ajudar a criança a desenvolver habilidades como calculo mental; respeitar e elaborar regras; propiciar o desenvolvimento mental, afetivo, motor e psicossocial da criança, estimular e provocar na criança avanços nos níveis de conceitualização de termos matemáticos.
As atividades foram planejadas de acordo com o rol de conteúdos programáticos: Adição e Subtração para 2º ano, sendo utilizados os jogos:
Dedo no Gatilho: Trabalhando a adição – os alunos foram divididos em duas equipes e formaram duas filas. Os primeiros de cada fila prestavam atenção na pergunta que a professora fazia e quem apontar o resultado primeiro no quadro da resposta ganhava ponto para a equipe.
Pescaria: Trabalhando a subtração – Também divididas em equipes os alunos teriam um tempo cronometrado pela professora para pescar um peixinho e dar o resultado da subtração, quem responder corretamente ganha ponto para equipe, e a equipe com mais ponto é a vencedora.
Os discentes realizaram todas as atividades com bastante interesse e atenção, pude perceber que os mesmos tiveram um aproveitamento bastante significativo e uma notável evolução em seu campo matemático (adição e subtração), também foi observado, no final das atividades, uma certa proximidade e uma certa cumplicidade entre os mesmos, ressaltando assim a ideia de Cunha (2001),que diz que “brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando ela aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.”
[pic 1][pic 2]
JOGO – PESCARIA – ALUNOS DO 2ºANO JOGO DEDO NO GATILHO – ALUNOS DO 2º ANO
...