Relatório Aula Prática
Por: sharakath • 18/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.063 Palavras (5 Páginas) • 1.002 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ESCOVAÇÃO DE CABELOS 4
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7
- INTRODUÇÃO
Atualmente, grande parte da população está habituada ao uso diário do secador capilar. Embora as madeixas sequem por si só em algum tempo, muitos preferem utilizar um secador de cabelo para acelerar esse processo. Neste contexto, por meio da aula prática, foram ministrados conhecimentos de grande relevância sobre o surgimento dos secadores de cabelo e sua evolução ao longo do tempo, também foi explicado como ocorre o processo físico de secagem de cabelo com secadores, bem como o passo a passo para secar o cabelo adequadamente, além da diferença entre a escova lisa e a enrolada.
- ESCOVAÇÃO DE CABELOS
Durante a primeira aula prática de embelezamento capilar, foi apresentado inicialmente um breve histórico sobre o secador de cabelos. O mesmo foi inventado em 1920 pela empresa americana Racine Universal Motor Company e inicialmente era pesado e aquecia demais durante a utilização. Entretanto com o passar dos anos foi evoluindo, se aperfeiçoando e foram introduzidos outros tipos de materiais em sua produção, tornando-o mais leve. Também foram inseridos botões funcionais no aparelho com o objetivo de controlar a temperatura e a velocidade do ar, o que tornou possível dinamizar a função deste aparelho.
Na década de 1960, o secador possibilitou para as mulheres a criação de penteados cheios de aparatos e cachos, e tem sido um dos acessórios mais utilizados na produção de penteados ou apenas para facilitar a secagem dos cabelos pós banho, desde então. Atualmente, é possível encontrar no mercado diversos tipos de secadores, de diferentes materiais, tamanhos, cores e valores, além de tipos ideais para cada textura de fio de cabelo.
De acordo com Draelos (2005), a secagem do cabelo, com o aparelho secador é um processo relativamente complexo, uma vez que o cabelo contém ligações químicas – pontes de hidrogênio – que são influenciadas pela maior ou menor presença de água.
Quando os cabelos são molhados, as ligações de hidrogênio dos se desfazem instantaneamente deixando os fios mais “lisos” e “compridos”, além de mais maleáveis e elásticos. Ao secar os cabelos, especialmente de maneira acelerada com o uso de secadores, estas ligações se refazem e o cabelo se mantém no formato que é moldado, embora esta modelagem não dure muito tempo.
Após compreendido o processo de secagem dos cabelos, foi ensinado o passo a passo para escovar adequadamente o cabelo, como está descrito a seguir:
1. A primeira coisa a fazer é lavar os cabelos com shampoos e condicionadores ideais para cada tipo de cabelo. Recomenda-se que a quantidade de shampoo e condicionador utilizada seja do tamanho de uma moeda, colocada na palma da mão. Além disto, deve-se enxaguar bem os cabelos para não ficar nenhum resquício de produto nos fios. É indicado ainda que não se utilize água quente nem se aplique condicionador no couro cabeludo, pois isto pode causar excesso de oleosidade. Se possível, use sempre todos os produtos de uma mesma marca.
3. O próximo passo é secar o cabelo. Retirando o excesso de água com cuidado, sem apertar ou esfregar os fios na toalha grosseiramente. Posteriormente deve-se aplicar um pouco de produto protetor térmico ao longo do comprimento dos fios. Esse produto cria uma camada protetora nos fios contra o calor, além de controlar os fios rebeldes e tornar mais duradouro o efeito do liso.
4. Para iniciar o uso do secador de cabelo, é importante separar os fios em mechas. Essa divisão é fundamental para facilitar o trabalho de secagem.
...