Relatório De Estagio Ensino Fundamental
Dissertações: Relatório De Estagio Ensino Fundamental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbaralupita • 11/12/2014 • 3.436 Palavras (14 Páginas) • 1.701 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALUNA: LUCINÉIA APARECIDA DA SILVA RU 843306, TURMA: 08/12
ALUNA: MIRIAM TEREZINHA H. HENRICHS, RU 843918, TURMA 08/2012
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRATICA- ENSINO MÉDIO
Relatório de Pesquisa e Pratica -
Profissional Ensino Médio na UTA --
Magistério//Normal Ensino Médio, no curso de
Pedagogia á Distância do Centro
Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Simone Terezinha Soares Pinto.
Centro Associado Capitão Leônidas Marques.
CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO............................................................04
2.1 A PESQUISA E A IMPORTÂNCIA PARA FORMAÇÃO
DOCENTE.................................................................................04
2.2 ORIGENS DA FORMAÇÃO DOCENTE..............................07
2.3 EVOLUÇÕES HISTÓRICAS DA PROFISSÃO
DOCENTE.................................................................................09
2.3.3 ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS...........................10
2.3.4 ENTREVISTA COM PROFESSORES...............................12
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................12
ANEXO
1. Introdução
Trata-se de um trabalho que foi elaborado na escola Paulo Vl. Os objetivos dessa pesquisa foram observar a convivência entre professor e alunos do ensino fundamental e médio, bem como saber o que o educador e pais pensam sobre a importância desta etapa educacional.
Os objetivos desta pesquisa para nós acadêmicas do curso de pedagogia é adquirir novos conhecimentos, com isso associar e comparar a teoria com a prática, além de que através de pesquisas nos oportuniza crescer quanto profissionais. Também nos oportuniza saber se realmente os professores, estão engajados a transmitir um bom conhecimento, buscando sempre melhorar sua pratica docente o que ajuda bastante no desenvolvimento dos alunos sempre buscando uma forma dinâmica de ensinar.
E para aprofundar mais sobre a pesquisa na escola sobre e ensino Médio eu Lucinéia Aparecida da Silva e Miram Terezinha Henrichs. Fizemos visita em campo na escola Publica/Estadual onde pudemos perceber que realmente a instituição faz cumprir o que esta no P.P.P.
A metodologia utilizada foi através de entrevistas com professores e alunos e direção, alem da observação que nos proporcionou uma melhor interação. As partes que compõem esse trabalho são: caracterização da escola, apresentação dos dados coletados e considerações finais.
Conhecemos, um pouco melhor, características importantes do ensino médio alem de refletirmos sobre analise dos envolvidos diretamente. (diretor, professor e aluno).
“A nova realidade educacional solicita que o processo educativo seja repensado, e que busque novos caminhos, na construção de conhecimentos que poderão inovar a prática pedagógica” (JUSTINO, 2011 p.85)
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 AS DEFINIÇÕES DE EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA PARA ATUAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR.
A pesquisa é a atividade voltada para a solução de problemas e respostas a questionamentos do campo educativo, geralmente através do emprego de processos científicos.
O ensino é considerado uma parte da educação e a sua intenção é a aprendizagem do indivíduo, havendo a necessidade de que aquilo a ser ensinado tenha condições de ser aprendido pelo aluno.
Educação é um conceito mais complexo, se refere ao desenvolvimento da pessoa, sua trajetória de vida, desde o seu nascimento até a sua morte. Ou seja, é tudo o que podemos aprender durante o processo da nossa existência, visto que o ser humano nunca para de aprender (JUSTINO, 2011).
Portanto a pesquisa precisa estar presente na sala de aula, no planejamento do professor e na aprendizagem do aluno, pois ao desenvolver uma pesquisa sobre as determinantes da prática (metodologias, avaliações, conteúdos, processo de ensino-aprendizagem, contexto escolar, focos de problemas etc.) o professor tem acesso a conhecimentos e habilidades que o ajudarão a compreender o porquê daquela ação, se a mesma está em consonância com os pressupostos legais, metodológicos, e se constituem ações significativas, estimulantes e desafiadoras para os alunos. (CORTELAZZO, 2006). A defesa da pesquisa na formação de professores e pedagogos está ancorada na concepção crítica de educação essa contrapõe racionalidade técnica da ação docente. A teoria crítica, para além dos reprodutivistas, “enxerga a racionalidade instrumental/ da tecnologia como um dos aspectos, mas opressivos da sociedade contemporânea”. (KINCHELOE e MCLAREN, 2006, p. 284).Esta racionalidade preocupa-se mais com o método e a eficiência, e esquece a finalidade humanista da razão e da prática humana.
Assim, a teoria-críticareivindica para a prática do professor a condição de práxis, ou seja, a condição de articulação entre a ação do professor e os saberes produzidos a partir de reflexão sobre a ação. O professor crítico interroga sobre as alternativas mais adequadas aos contextos práticos de ensino e aprendizagem e avalia seus resultados em relação a objetivos emancipa tórios. Com base neste pressuposto, existe uma ampla produção teórica nacional e internacional sobre a formação do professor reflexivo
...