Relatório de Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Engenharia de Produção
Por: jessytaynah • 25/5/2023 • Trabalho acadêmico • 1.808 Palavras (8 Páginas) • 91 Visualizações
[pic 1]
Relatório de Estágio
Curricular Obrigatório do Curso de Engenharia de Produção
Andria Rafaela Oliveira Lima
(569144)
Manaus, 01 de Junho de 2023
Estagiário: Andria Rafaela Oliveira Lima
Apólice de seguro: n° 01.77.029330803.0000000.0
Banco ou operadora da apólice: Itaú Corretora de Seguros S.A
Data de vigência: 01/02/2023 à 01/04/2024
Empresa receptora: Tectoy S.A
CNPJ: n° 22.770.366/0001-82
Engenheiro supervisor: Zaquel de Araújo Martins
Área de formação (se segurança do trabalho, indicar a primeira formação): Engenharia de Produção
CREA: n° 0421228504 Unidade do CREA (Estado): Amazonas
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Histórico da Empresa
Fundada em 2015, se instalou no Pólo Industrial de Manaus trazendo na bagagem a experiência e tecnologia asiática para o mercado brasileiro. A empresa nasceu da vontade dos sócios de criarem produtos inovadores com características únicas de desenvolvimento e tecnologia, associado a garantia da qualidade nos processos e segurança das informações.
A fábrica está diretamente ligada ao mercado de automação, fabricando terminais POS e PINPads altamente seguros, assim como leitores de cartões sem contato (contactless) e produtos eletrônicos para transações financeiras via cartão.
Os produtos possuem design único com contribuição proveniente de clientes de todo o mundo e consultorias de designs que trabalham com alta tecnologia nos EUA, Europa e Ásia.
Com funcionários experientes e altamente qualificados, preserva o respeito aos clientes, fornecedores e colaboradores. A sustentabilidade, a inovação e a qualidade, permeiam todos os processos da empresa.
Área de Atuação
A Transire/Tectoy atua na Fabricação de Periféricos para Equipamentos de Informática no Polo Industrial de Manaus.
Atividades Desenvolvidas
- Gerenciamento de Projetos (NPI)
- BOM (Bill of Material)
- ECN (Engineering Change Notice)
- ADE (Autorização de Desvio de Engenharia)
INTRODUÇÃO
Com foco em realizar pesquisas de mercado e fazer a análise comparativa dos produtos, a base acompanhamento de Projeto é bastante importante na implementação até a fase final de entrega aos clientes. Dinsmore (1992, p.19) define projeto como um empreendimento dirigido por pessoas, com começo e fim definidos, que busca alcançar metas estabelecidas dentro dos parâmetros de custo, tempo e qualidade.
O acompanhamento e validação de metas, abrange todos os setores da empresa, desde custos até a operação. As BOM’s (Bill of Material), nada mais são do que a lista de componentes e descrições técnicas de cada item, formando um produto. Os processos de ADE (Autorização de Desvio de Engenharia), trata-se de mudanças momentâneas, para um respectivo lote de produção e ECN (Engineering Change Notice), um processo de mudança definitiva que acompanhará a vida do produto a partir da data de aplicação.
Acompanhar projetos de desenvolvimento de produtos, cronogramas e lançamento de produtos. Atuação com produção de propostas técnicas e comerciais, relacionados aos seus produtos são a base do relatório e definição de escopo de atividades. De acordo com o PMBOK (1996), um projeto é um esforço temporário para criar um único produto ou serviço. O tamanho do projeto pode variar de acordo com sua complexidade, envolvendo desde uma única pessoa até centenas, e o tempo de execução pode variar de algumas horas a vários milhares.
- ATIVIDADE: Gerenciamento de Projetos (NPI)
O gerenciamento corresponde ao acompanhamento das atividades de um projeto desde o seu início até o fim. Ele define todas as questões que envolvem o projeto desde logo e acompanha o seu desenvolvimento, análises de riscos, e suas criticidades.
Dentre os principais Projetos acompanhados, temos a Introdução de Novos Produtos (NPI) na empresa.
As principais fases são: Pré Projeto e NPI, essa segunda etapa já temos a implementação no chão de fábrica e distribuição dos produtos para os clientes finais.
1.1 O que foi feito
Para cada novo produto deve ser elaborado:
- a) Cronograma Macro com toda as fases para introdução do projeto: A principal função de um cronograma de projeto é garantir que todas as tarefas sejam executadas dentro de um prazo de interesse. O objetivo macro é fazer com que a finalização do projeto aconteça antes ou, no máximo, até a data acordada com o cliente — seja ele interna ou externo.
- b) KickOff do Projeto: O kickoff nada mais é do que a etapa de planejamento, a fase inicial de um projeto. Ela é a reunião que acontece antes da execução. Podemos pensar no kickoff de projeto como um alinhamento de ideias e expectativas. Todos os participantes do projeto que atuam direta ou indiretamente devem estar presentes nessa reunião.
- c) Documentações Técnica (IT Processo, IT Teste, Capacidade Produtiva, Layout, Fluxograma de Processo, FMEA): Informações de áreas técnicas de atuação com parâmetros detalhados para implementação do Projeto.
1.2. Por que foi feito
- Validação de perspectiva de projeto, indicadores e viabilidade de implementação. Caso objetivos não sejam alcançados retornar as etapas pertinentes e reavaliar métodos e prazos.
1.3. Como foi feito
O Comercial da empresa informa a expectativa de desenvolvimento de um novo modelo e qual fornecedor será parceiro no projeto. A engenharia assume o projeto, mapeando as etapas e envolvendo os responsáveis.
Após o Cronograma montado, é realizado reuniões semanais para acompanhamento de prazos e ações. Quando as ações são realizadas, os responsáveis enviam evidências para concluir o status no projeto.
Imagem 1 – Cronograma Macro (geral)[pic 2]
Fonte: Andria Lima (2023)
Imagem 2 – Cronograma específico (por projeto)[pic 3]
Fonte: Andria Lima (2023)
2. ATIVIDADE: BOM (Bill of Material)
2.1 O que foi feito
A lista de materiais ou BOM (Bill of Material) é uma lista completa com os materiais e quantias necessárias para a fabricação de determinado produto. Ela é cadastrada no sistema da empresa para consulta de todo time de compras e de produção para conhecimento de insumos. É necessário a leitura técnica (Datasheet) dos itens para conhecimento da aplicação e tipo de material. As matérias-primas dos produtos são bastante observadas principalmente para validação de sua durabilidade e maleabilidade. A
...