DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA
Por: Julianaapsilva • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 9.561 Palavras (39 Páginas) • 1.059 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
UNIDADE 1
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia apresentam uma carga horária mínima para a formação do Pedagogo. Pesquise a Resolução Nº 2, de 1ª de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, pois ela alterará a carga horária mínima para o curso de Pedagogia e de Licenciaturas em geral. Apresente a carga horária mínima proposta na Resolução Nº 2 para os cursos de licenciatura.
A carga horária mínima das licenciaturas passou de 2.800h para 3.200h e o prazo mínimo de integralização de três para quatro anos letivo, ou 8 semestres letivos. A carga horária das licenciaturas deve ser distribuída, de acordo com o art. 13, inciso 1º e incisos: I – 400h de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo; II – 400h dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, comtemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto pedagógico do curso; III – pelo menos 2.200h dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II do artigo 12 desta Resolução, conforme o projeto de curso da instituição; IV – 200h de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, conforme núcleo definido no inciso III do artigo 12 desta Resolução, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição.
2. Quais os princípios do curso de Pedagogia? Escolha 3 deles e explique como podem ser aplicados na prática.
Para se compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional , construindo em relações sociais, étnicos-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da pedagogia, precisa-se conhecimentos científicos e culturais, visando sempre as diferentes visões do mundo. O estudante de Pedagogia precisa fundamentar-se em princípios, os quais cito alguns:
1- sensibilidade afetiva: o pedagogo precisa saber, compreender suas particularidades, enxergar as dificuldades de seu aluno, para assim poder ajudá-lo. A afetividade constitui-se como facilitadora nos processos de ensino aprendizagem, em que o aluno passa a ser alvo da empatia do professor que ao aponderar- se deste recurso, sente-se estimulado a desenvolver uma prática pedagógica direcionada ao aluno, e vice-versa...pois, quando uma criança sente-se amada, respeitada, querida pelo professor, que demonstra tal atitude, com certeza este aluno sentirá desejo em aprender. Nisso constatamos em que um bom relacionamento entre aluno e professor , facilita como um todo, em ambas as partes.
Educar não é apenas transmitir conhecimentos, mas dar oportunidade do aluno aprender, e buscar suas verdades, para isso devemos utilizar de vários meios, como o afeto, para que o aluno tenha vontade de aprender.
2- democratização: dar oportunidades para os alunos a participarem das aulas, de decisões, onde professores e alunos constroem juntos os rumos das aulas, de forma participativa e deliberativa. Para que tenhamos uma sala de aula democrática, é necessário mais que a atuação do professor. Dependerá do capital cultural dos educandos, de suas experiências anteriores de participação e deliberação; dependerá mais ainda da qualidade do ensino, com o interesse de tornar as aulas mais participativas.
3- interdisciplinaridade: caracteriza-se por ser uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia dentro do conhecimento. Logo torna-se explícito a ocorrência de uma globalização do conhecimento, onde há o fim dos limites entre as disciplinas. O trabalho interdisciplinar, garante maior interação entre professor e aluno, sem falar nas experiências e no convívio grupal.
3. Sintetize o objetivo do curso de Pedagogia, descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005.
Com as novas diretrizes para o curso de Pedagogia propostas pelo Ministério da Educação, pretende-se na formar professores que venha exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na Modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas na quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Pretende-se estimular e desenvolver novas competências, como: compromisso com o ensinar; saber contar histórias; promover situações significativas de aprendizagem; mediar problemas e conflitos; servir de exemplo; enxergar o conhecimento de forma não-fragmentada; saber trabalhar em equipe; ampliar o próprio repertório cultural; ter conhecimento teórico sobre grandes áreas do saber, para além da didática e da pedagogia; entender o aluno; estar aberto ao novo, mas com critério; estar preparado para ser o elo de comunicação entre a família e escola; saber gerenciar a sala de aula; fazer a difusão do conhecimento do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares; APRENDER A APRENDER...
4. Quais as finalidades do curso de Pedagogia na atualidade seguindo os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005.
Deve-se propiciar, por meio de investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, execução, avaliação de atividades educativas, aplicação de contribuições de campos de conhecimentos, como o filósofo, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico... O propósito dos estudos destes campos é nortear a observação, análise, execução e avaliação do ato docente e de suas repercussões ou não em aprendizagens, bem como orientar práticas de gestão de processos educativos escolares ou não-escolares, além da organização, funcionamento e avaliação de sistemas e de estabelecimentos de ensino. Os graduados em Pedagogia estarão aptos a atuar na formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio de modalidade Normal e em cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
...