TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relaçoes Publicas

Trabalho Universitário: Relaçoes Publicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 8

O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS NO SISTEMA EDUCACIONAL E O RELACIONAMENTO COM OS PÚBICOS

Projetos Experimentais em Relações Públicas

Estudo de Caso

Colégio Objetivo – Anaec

Discente

Marcela Papa

Orientadora

Profª Mariângela Benine Ramos Silva

Instituição de Ensino

Universidade Estadual de Londrina – UEL

Conclusão

Dezembro de 2000

O mundo vem passando por transformações ocasionadas por diversos fatores, dentre eles, e talvez o mais importante, está a globalização. Vive-se numa realidade em que a especialização e a qualificação são primordiais para o sucesso profissional. A concepção de sucesso incide, na maioria das vezes, apenas na carreira profissional do indivíduo, este se esquecendo do fator humano na sua vida e na de seus semelhantes.

As transformações do mundo são refletidas nas alterações dos modelos, chamados cientificamente, paradigmas. Tais mudanças têm sido verificadas em diversas áreas, mais exatamente em todas as áreas. Neste contexto tudo muda: família, amigos, religião, educação, entre outras diversas áreas que influem no cotidiano do ser humano.

Há a necessidade da comunicação auxiliar o processo de mudança que ocorre em todos estes setores e há a necessidade, também, da educar os indivíduos para norteá-los nesta nova realidade.

As Relações Públicas inseridas no sistema educacional foi uma boa forma de iniciar o processo por uma educação mais eficiente e que atenda às necessidades dos novos padrões. Há a necessidade de educar, ou melhor, reeducar as pessoas pois elas não conseguem mais viver seguindo os paradigmas tradicionais, e ainda não têm a devida educação para seguir estes novos rumos a que estão sendo levadas.

O presente trabalho foi realizado no Colégio Objetivo – Associação Novandradinense de Educação e Cultura – Anaec – da cidade de Nova Andradina, Estado de Mato Grosso do Sul, devido ao fato de que foram detectadas algumas falhas em seu sistema de comunicação que refletiam nos relacionamentos entre a escola, os professores e os pais de alunos e, conseqüentemente, no relacionamento do próprio aluno.

Foi percebida uma exigência exacerbada de alguns pais de alunos para que a escola desempenhasse um papel que não era o seu: o papel de providenciar a educação familiar do aluno.

Esta exigência vem sendo notada em vários colégios no Brasil inteiro, devido ao fato de que os pais do aluno não despendem mais de tempo para permanecer em sua casa e dar ao filho a educação que lhe é devida. Os pais estão muito ocupados com suas carreiras profissionais, preocupados, também, em proporcionar melhorias à vida de seus filhos, mas somente melhorias materiais. O mérito destes pais não deve ser tirado, afinal eles têm vontade de ver seus filhos em boa situação e, na maioria das vezes, não têm noção de que o distanciamento de sua presença pode vir a ocasionar a seu filho.

Para solucionar esta questão, surge a escola que deve desempenhar um novo papel. Não o papel de educar o aluno, dar a educação que seus pais deveriam dar. A escola assume o papel, na "Educação a Seis Mãos" criada por Tiba (1998), de criar um bom relacionamento com os pais dos alunos e conscientizá-los da importância da união entre a escola, o pai e a mãe para a educação de seus filhos.

A importância deste tipo de união é percebida no momento em que estes três elementos cobram do aluno/filho o mesmo padrão de conduta, ou seja, eles devem ser bem tratados na escola, mas também receber punições e gratificações conforme seu comportamento, isto tudo com o respaldo dos pais, e as crianças sabem que seus pais aprovam esta posição e, ainda, têm a mesma posição dentro do ambiente familiar.

Os pais precisam ficar cientes da necessidade de proporcionar a autêntica educação familiar ao filho. Há certas coisas que podem ser substituídas, outras não podem ser em hipótese nenhuma: a educação familiar, que deve ser dada pelos pais – e somente eles podem dar –, bem como a educação escolar, que pode ser oferecida e proporcionada somente pela escola.

Baseando-se nestas novas idéias, foi realizado o trabalho no Colégio Objetivo – Anaec, com o intuito de atrair os pais de alunos e professores, estabelecer um bom e sólido relacionamento com estes e, conseqüentemente, aplicar estes novos padrões.

RELAÇÕES PÚBLICAS E EDUCAÇÃO

As Relações Públicas, desempenhadas por um profissional da área, são aplicadas segundo um processo formal e por suas funções. É baseado nesta afirmação que se considera o profissional de Relações Públicas o mais qualificado agente de transformação social porque pesquisa, assessora, elabora um programa flexível e executa-o de forma planejada. A transformação social se dá na execução dos projetos de Relações públicas.

A princípio pode ser questionada a relação entre as Relações Públicas e a Educação, mas este questionamento não procede. Na verdade, ele tem seu fim no momento em que se percebe a importância da educação na vida do ser humano para a construção da sua identidade, ética e cidadania.

Flagra-se a correlação entre estas duas áreas no momento em que se verifica que a Educação é um meio de transformação social porque o acesso à educação transforma a vida do indivíduo, faz com que ele se torne ciente de seus direitos, obrigações, deveres e de seu próprio ambiente. Torna-o um cidadão que respeita seu eco-sistema. E o profissional de Relações Públicas é o agente que tem capacidade e qualificação necessárias para realizar esta transformação, ou seja, ele pode aplicar os princípios da educação da maneira mais correta e eficiente possível.

O trabalho realizado no Colégio Objetivo utilizou-se de veículos de comunicação dirigida oral (Andrade, 1996), porque foram realizadas reuniões para obter a aproximação necessária à formação e, posterior consolidação, do relacionamento entre o Colégio Objetivo e seus públicos de interesse.

PROGRAMAS E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com