Relação Entre Lucro E Capital Acumulado
Dissertações: Relação Entre Lucro E Capital Acumulado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GustavoSeixas • 3/12/2013 • 600 Palavras (3 Páginas) • 503 Visualizações
Relação entre lucro e capital acumulado:
L = LD + LA
- L = lucro total gerado em certo período
- LD = lucro distribuído
- LA = lucro acumulado
A acumulação de Capital num período pode ser expressa:
ΔCt = - Dt + Lt + Et + Vt
Onde:
ΔCt = acréscimo no capital
Dt = depreciação econômica dos ativos de capital
Lt = lucros acumulados
Et = economias externas
Vt = outras variações que afetem o valor de mercado das empresas no curto prazo
Pode-se escrever desta forma:
Ct = Co - ΣtDt + ΣtLt + ΣtEt + ΣtVt
Ou ainda:
(Ct – Co) = - ΣtDt + ΣtLt + ΣtEt + ΣtVt
Taxa mínima de retorno ou taxa mínima de atratividade – TMA é a taxa de desvalorização imposta a qualquer ganho futuro por não estar disponível imediatamente.
A taxa mínima de atratividade deve representar o custo de oportunidade do capital para a empresa.
A taxa mínima de retorno é a taxa de juros que deixa de ser obtida na melhor aplicação alternativa quando há emprego de capital próprio, ou é a melhor taxa de juros que tem que ser paga quando recursos de terceiros são aplicados.
O horizonte de planejamento influencia indiretamente a taxa mínima de atratividade, à medida que as empresas que possuem estratégias de médio e longo prazos estarão menos suscetíveis às flutuações de curto prazo do mercado financeiro.
Assim, o custo de oportunidade do capital tende a ser estável para empresas com planejamento de longo prazo, enquanto tende a flutuar de acordo com o mercado financeiro na ausência de planejamento de longo prazo.
Os indicadores da análise de projetos de investimentos podem ser divididos em dois grandes grupos:
1º. Indicadores associados à rentabilidade do projeto: Valor Presente Líquido (VPL), Valor Presente Líquido Anualizado (VPLa), Taxa Interna de Retorno (TIR), Índice Benefício/Custo (IBC) e Retorno Adicional sobre o Investimento (ROIA).
2º. Indicadores associados ao risco do projeto:
Taxa Interna de Retorno (TIR), Período de Recuperação do Investimento (Pay-back) e Ponto de Fisher.
Resumindo: investir recursos em um projeto implica transferir capital de alguma fonte de financiamento e imobilizá-lo em alguma atividade por um período de tempo denominado horizonte de planejamento. Ao término desse período, espera-se que o projeto libere recursos equivalentes àquele imobilizado inicialmente e mais aquilo que se teria ganho se o capital tivesse sido orientado para a melhor alternativa de investimento de baixo risco disponível no momento do investimento.
Se o investimento for realizado com recursos próprios, a fonte de financiamento será a conta disponível. Se o investimento for feito com recursos
...