Relações Publicas
Monografias: Relações Publicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laynesol • 16/4/2014 • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 271 Visualizações
Sumário
Introdução 1
Relações Públicas 2
Função das Relações Públicas 3
Tipos de Plataformas Utilizadas 4
Vantagem e desvantagem das Relações Públicas 5
Conclusão 6
Bibliografia 7
Introdução
A maneira como as empresas se comunicam com toda a cadeia de interessados vem ao longo dos anos passando por transformações, antes monopólios americanos pouco importavam-se com a opinião pública sobre os métodos e modelos de trabalho das grandes industrias. Com mudanças na política e consequentemente social, a população norte americana, dedicava-se cada mais a explicações da maneira de agir das mega-industrias. O setor de relações públicas nas empresas deve estar ligado à área de marketing da organização para que não haja mal entendimento das mensagem e que a informação não seja enviada com foco no público-alvo errado. A relações públicas é diga-se de passagem uma das áreas que mais pode determinar o sucesso ou o insucesso da organização pois é ela que determinará o apoio ou a descrença na política de ética empresarial por parte dos ambientes sociais e políticos envolvidos.
Relações Públicas
A história das relações públicas permeia o inicio do século XIX, onde por volta de 1807 o então presidente dos Estados Unidos Thomas Jefferson empregou o termo “relações públicas” pela primeira vez. Mas somente em 1906 o jornalista e publicitário Ivy Lee montou o primeiro escritório de relações públicas no mundo.
Estudiosos do ramo indicam três possíveis fases das relações públicas, a primeira delas é conhecida como “The public be damned” frase dita por Vanderbilt dono da Pensylvania Railroad. Aqui pouco importava o que a opinião pública pensava ou deixava de pensar, época que os grandes monopólios eram dominantes. A segunda fase marca a indignação do povo americano com interesses capitalista e, por que não, imperialista das grandes industrias, governo altamente corrupto, abusos empresariais, monopólios de mercados, a população queria e merecia explicações, a partir de então, homens de negócios, lê-se visionários, observando a grande tendências de mercado por falta de explicações começaram a ir a público para tentarem explicar certas decisões empresarias através de jornalistas e advogados. Fase esta conhecida como “O povo deve ser Informado”. A Terceira fase marcada por grandes revolta da classe proletarizada, quebra da bolsa, e o então novo presidente Roosevelt e o plano “New Deal” exigiram esclarecer a real situação do país de forma clara e técnica. Inaugurando assim as Relações Públicas governamentais.
Mas o que é relações públicas?
De acordo com Associação Brasileira de Relações Públicas, é o esforço deliberado, planificado, coeso e continuo da alta administração, para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma organização pública ou privada e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente. De forma mais sucinta, seria a comunicação entre organização, seja ela pública ou privada, com toda lista de stakesholders da empresa.
A atividade de relações públicas no Brasil nos dias atuais desde década de 60, com a aparição da atividade de relações públicas no país, com a criação da Associação Brasileira de Relações Públicas, vem passando por transformações significativas quanto às técnicas e estratégias empregadas. Graças aos modernos modelos comunicacionais, globalização, mercados mais dinâmicos e competitivos, e a tecnologia da informação, internet, exigiram das empresas uma fonte rápida e segura de informação e respostas instantâneas, fazendo crescer cada fez mais o modelo de ser e fazer relações públicas.
Função das Relações Públicas
Como é uma função administrativa cabe a ela ajudar a empresa a interagir com os ambientes sociais e políticos da sociedade. Em marketing seria a comunicação da organização com o macro e micro ambiente além da comunicação institucional. As organizações tem a missão de transformar o meio em qual ela se adapta, porém nem sempre essas transformações são positivas para a sociedade que dividi espaço com inúmeras de empresas. O setor das relações públicas dentro das organizações deve estar preparado para responder situações que difame a imagem corporativa e venha a prejudicar o posicionamento da marca na sociedade. Porém esse setor não é apenas para apagar incêndios da empresa, a empresa têm objetivos a serem cumpridos e para isso precisa se comunicar de forma eficaz com indivíduos e grupos que possam ajudar a organização a alcançar tais metas.
O real valor das relações públicas dentro da organização é o nível de relacionamento que a empresa possui com os elementos estratégicos sociais e políticos de uma sociedade, pois sãos esses que decidem apoiar ou impedir a organização de cumprir os objetivos traçados. Para isso é preciso haver a identificação do público alvo e a partir de então desenvolver alianças que permite ganhos mútuos.
Tipos de Plataformas Utilizadas
Há várias formas de se comunicar com a rede de stakesholders da empresa, para uma comunicação interna, mais institucional, prefere-se
...