Resenha O Mito da Democracia Racial
Por: stephxnny • 26/5/2023 • Resenha • 277 Palavras (2 Páginas) • 89 Visualizações
O mito da democracia racial se trata da mera ilusão de que o Brasil não é um país racista, onde há a plena igualdade entre as pessoas, independentemente de raça, cor ou etnia. O Brasil, como nação, se declara a única democracia racial do mundo, mas estamos muito longe disso. É evidente que a estrutura social, cultural e política brasileira é, sobretudo, racista e cruel para a população negra.
A democracia de forma ampla, engloba a igualdade de direitos, igualdade social, igualdade racial, possibilidade de participação política e liberdade garantida para todos. Infelizmente, essa não é a realidade dos brasileiros. O Brasil, ainda enfrenta problemas com relação à exclusão das pessoas socialmente vulneráveis da sociedade.
Em tempos de pandemia, é evidente que o país está avançando para o lado contrário, no que se diz respeito à igualdade social. Muitas pessoas em situações precárias, que não tem acesso à água potável, que não tem acesso à internet ou tecnologias (e consequentemente não tem acesso à educação) e muitas pessoas que nem sequer têm a opção de se isolar, e maior parte delas são negras.
Em virtude da existência de um racismo estrutural, que segrega negros e brancos em classes sociais distintas, que dificulta o acesso da população negra a saúde, segurança, serviços básicos de educação e ao emprego digno, é de suma importância tomar providências de reparação histórica para que a nação seja, verdadeiramente, uma democracia racial.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para disponibilizar e facilitar o acesso das pessoas socialmente vulneráveis à serviços básicos. Sendo crucial, a conscientização da sociedade, promulgação de leis e o cumprimento das mesmas, para que a democracia racial seja uma realidade na vida dos brasileiros.
...