Resenha Sobre Plano inclinado
Por: Alessandra Peixe • 30/4/2019 • Resenha • 869 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
Universidade Federal De Santa Catarina
Aluna: Alessandra Peixe
Disciplina: FSC5171 (2017/1) - Prática de Ensino de Física I
Resenha do texto o plano inclinado de Galileu e a história da ciência na sala de aula do ensino médio de física.
Nesse texto foi apresentado uma proposta de ensino utilizando a história da ciência e uma atividade experimental como mediadora da aprendizagem de física dos alunos do ensino médio. Essas atividades foram realizadas em sala de aula em três turmas do Colégio Agrícola Nilo Peçanha-UFF em Pinheiral – RJ, em 2006.
Para a realização dessa proposta foi utilizada duas etapas. Na primeira etapa foram realizadas três aulas na sala regular da turma, onde a turma foi dividida em grupos de quatro a cinco alunos e receberam três textos descritivos do pensamento de Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Brahe, Kepler e Galileu com um pequeno questionário ao final de cada texto. Durantes essas aulas, os textos foram lidos e discutidos, fazendo com que os alunos descrevessem os resultados para depois comparar com os das experiências. Esse material também foi usado para ver o conhecimento prévio dos alunos.
Na segunda etapa, também com duração três aulas, os alunos foram ao laboratório para realizar a experiência do plano inclinado de Galileu. Onde primeiramente foi realizada utilizando recursos que semelhantes aos que Galileu possa ter usado, em um segundo momento foi utilizado microcomputadores para fazer a coleta de dados. Com os resultados que eles obtivem por meio da experiência, eles compararam com os resultados e conclusões produzidos durante as discussões dos textos das primeiras aulas.
A discussão histórica dos conceitos de movimento no céu e na superfície da Terra foi utilizada para fazer um diagnóstico dos conhecimentos prévios dos estudantes, ao mesmo tempo que era criada uma are de desenvolvimento proximal relativa a estes conceitos neles. Já o laboratório foi utilizado para provocar conflito cognitivo nos estudantes, induzindo a acomodação e assimilação de conceitos abstratos relativos à compreensão dos movimentos.
A avaliação das atividades foi realizada por escrito e de forma individual. O objetivo era mostrar que a construção do conhecimento cientifico é um processo e que entendemos que o ensino de ciências deve mostrar ao estudante como esse processo acontece. Durante a realização das experiências, principalmente na etapa onde eles que faziam a coleta de dados, os estudantes se questionavam que com os recursos que Galileu tinha naquela época, não seria possível chegar à conclusão que ele chegou.
De acordo com o texto praticamente todos os alunos das três turmas se mostraram interessados, e foram participativos durante a realização desta proposta, contribuíram com as discussões dos textos e das experiências.
O uso da história da ciência é de grande importância para o estudante compreenda como a ciência evolui e se desenvolve, e possa perceber que o desenvolvimento não é linear. As concepções previas dos estudantes devem ser levadas em conta pois diversas vezes coincidem com aquelas concepções defendidas por nomes importantes da história da ciência.
Nesse texto pode-se perceber que o uso da história da ciência como proposta pedagógica para se estudar algum tema especifico é eficiente. Nota-se também que utilizando a história da ciência as concepções previas dos alunos não são deixadas de lado, elas podem ser utilizadas.
Achei a proposta bem interessante, pois mostra que é possível usar a história da ciência como uma metodologia de ensino. Em relação aos outros textos discutidos percebe-se que a história da ciência não foi utilizada apenas para dar uma pequena introdução sobre o conteúdo, mas sim se utilizou dela para discutir o assunto em si, fazendo com que os alunos possam compreender como se chegou a conclusão conceito.
...