Resenha - Gestão para a sustentabilidade
Por: Camila Teles • 8/12/2017 • Resenha • 648 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
Resenha TEXTO 2 - Gestão para a sustentabilidade
A sustentabilidade, quando associada à gestão, está ligada ao tripé people, planet and profit, que quer dizer responsabilidade social, proteção ao meio ambiente e lucro. Muitas organizações com fins lucrativos visam o lucro como objetivo, contudo o lucro não deve ser visto como tal, pois é uma condição de existência da empresa. A responsabilidade com o meio ambiente envolve a proteção da diversidade biológica e de processos naturais que sustentam a vida. A responsabilidade social faz referência ao incentivo da educação e segurança da comunidade por exemplo.
Com a questão da proteção ambiental, há quem acredite que conservar e compreender os ecossistemas da Terra já é o suficiente para um desenvolvimento sustentável, que nada tem a ver com outras áreas como a política. Entretanto, a política está intimamente ligada ao desenvolvimento humano e social sustentáveis, onde a corrupção é um obstáculo na busca pelos objetivos. Algumas empresas se deixam corromper pelo ganho fácil e deixam de lado a gestão sustentável prejudicando, assim, a capacidade de inovar para se desenvolver.
Desde o século XIX o gestor já era reconhecido dentro de uma organização, onde os objetivos eram aumentar o capital e a produção através de inovações. Um bom gestor tem a capacidade de fazer as relações humanas dentro de uma organização funcionar. Esse bom relacionamento é fundamental para a realização de tarefas em coletivo, que não seriam possíveis de serem realizadas individualmente.
No século XXI, os objetivos de uma organização começam a mudar, o lucro já não é mais um objetivo, mas sim uma condição de existência. Começaram a aparecer a responsabilidade social e ambiental por parte das empresas. Devido às novas exigências, o mercado tem dificuldade em encontrar profissionais capazes de atuar como gestores que possuem o tripé da sustentabilidade. Habilidades para resolver questões ambientais e sociais passam a ser pré-requisitos na hora da seleção de um gestor. Preocupadas com a formação dessa nova linha de gestores, as instituições de ensino superior começaram a mudar a forma de ensino, agora conduzindo os alunos a pensarem e agirem de forma coerente e sustentável.
O sucesso empresarial e desenvolvimento socioeconômico estão diretamente ligados ao conhecimento. O desafio na busca por profissionais com habilidades na área de gestão sustentável começa na graduação desses futuros profissionais. Antes acreditava-se que um bom profissional tinha a habilidade de desmembrar problemas, tornando-os mais simples. Hoje acredita-se que, quando problemas são desmembrados, há a perda de conexão dos fatos.
Parece contraditório, mas apesar do alto índice de desemprego, há também uma grande oferta de vagas. Mais uma vez voltamos no ponto da falta de profissionais aptos a preencherem essas vagas.
A chave da formação de bons profissionais está na educação sustentável, onde o futuro profissional deve ser capaz de investigar e solucionar problemas, estando atento a tudo que acontece ao seu redor e estar aberto a novos pontos de vista.
Como pudemos perceber, uma boa educação não deve estar baseada apenas no aspecto intelectual. É importante que o futuro profissional tenha estes três aspectos bem explorados e desenvolvidos:
...