Resenha do Documentário "The Nigth Will Fall"
Por: Rita de Cássia • 4/11/2018 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
Filme Resenhado:
The Night Will Fall. Direção: André Singer, Produção: Sally Angel, Brett Ratner. Reino Unido: BFI Film Forever, 2014.
“The Night Will Fall” é um documentário baseado em outro documentário, o original chamado de “German Concentration Camps Factual Survey”, produzido por Sidney Berstein para a Divisão de Guerra Psicológica Britânica em 1945, nunca foi terminado e muito menos lançado por razões políticas. O documentário é a junção de vários vídeos feitos por soldados britânicos, russos e americanos que estavam presentes na libertação de vários campos de concentração nazistas com o objetivo de fazer com que as pessoas vessem e acreditasse nas atrocidades que ocorreram, pois os oficiais militares estavam convencidos de que o mundo não seria capaz de acreditar no que aconteceu naqueles lugares ao menos que vissem com seus próprios olhos.
O documentário mostra como aquelas pessoas “viveram” nos campos de concentração, em meio à fome, frio, doenças, trabalho escravo entre outras coisas, foi tirada dessas pessoas sua integridade, não eram mais vistas como humanas, não tinham nomes e sim números, nem eles próprios se sentiam humanos devido o total abandono e sofrimento, seus corpos esgotados, esqueléticos e fracos. Sobreviviam ali ao lado de corpos em decomposição, como um lembrete de que a qualquer momento se juntariam a eles. Viveram sem dignidade e os que morreram, morreram também sem dignidade, como se não tivessem nenhuma importância ou família, sua existência ou não, não fazia diferença.
Após serem libertos, muitos ainda continuavam presos, pois não tinham família, dinheiro e um lugar para ir, e mais uma vez estavam abandonados pelo mundo, pois ninguém havia pensado em como reinserir essas pessoas na sociedade, e quando buscavam asilo em outros países eram negados. E tudo isso devido ao ódio daqueles que se intitulavam superiores.
“The Night Will Fall” é um documentário de extrema importância e de grande impacto e que todos deveriam assistir, pois é a verdade nua e crua dos horrores acontecidos nos campos de concentração nazistas e um lembrete de o quanto o homem pode ser cruel e empático.
...