TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto Fundamentos Epistemológicos de Humberto Maturana e Stephem Toulmin.

Por:   •  18/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA / PGEtno

Resenha do texto Fundamentos Epistemológicos de Humberto Maturana e Stephem Toulmin.

Campina Grande, 19 de Junho de 2015.

Epistemologia é o estudo do conhecimento, mas usualmente, refere-se ao conhecimento científico. Trata de compreender como esse conhecimento é produzido e quais características o legitimam como científico.

Maturana possui uma epistemologia diferente da de outros cientistas porque seu ponto de partida é o observador-padrão enquanto ser vivo. Quer dizer, o ponto de partida é distinto e dele decorre, inevitavelmente, uma epistemologia distinta. Para entender a epistemologia de Maturana é necessário também entender a teoria de autopoiese que é a explicação do ser vivo, pois o observador é um sistema vivo estruturalmente determinado e, enquanto tal, não tem como fazer, operacionalmente, uma distinção que se possa, de alguma forma, afirmar ser a distinção de algo independente de seu fazer. Segundo Maturana, esse observador não pode distinguir, na experiência, entre ilusão e percepção, nem distinguir entre verdade e erro, mas pode gerar explicações da experiência que são reformulações da mesma. Toda explicação é uma reformulação da experiência aceita por outro, segundo algum critério de validação. As explicações científicas são reformulações da experiência aceitas pela comunidade científica com base em um critério claro de validação estabelecido por ela mesma.  São quatro as condições que devem satisfazer as explicações de um fenômeno para serem consideradas científicas:

Ter o fenômeno a explicar; Ter a hipótese explicativa ( reformular a explicação); Satisfazer a dedução e A realização dessas experiências. Uma explicação é válida na comunidade científica, enquanto os observadores se aceitam que o critério de validação das explicações científicas foi satisfeito.

Toulmin nasceu em 1922 em Londres, é graduado em matemática e física, e obteve doutorado em filosofia em Cambridge. Tem realizado trabalhos acadêmicos em conceituadas universidades dos Estados Unidos, entre outras. Desde sua formação tem atuado como professor. Para Toulmin, a chave da compreensão humana está nos conceitos. Sua epistemologia basicamente investiga a forma pela qual se expressa a compreensão humana e como progride o conhecimento científico.

Assim como investiga a produção do conhecimento científico ao longo do tempo em visão histórico e social. Afirma que as disciplinas nascem e morrem dentro de uma perspectiva Darwiniana, de adaptação ao que é imposto.

Influência extrínseca no desenvolvimento da ciência, o que é  abordado em sua epistemologia pela primeira vez. Conceito de disciplina, a ciência como representação social (racional), herança conceitual, ecológica. Aborda que a autoridade dos conceitos depende sempre de fatores sociais, históricos e culturais. O conceito é dinâmico e sempre pode evoluir, conforme às espécies vivas na visão de Charles Darwin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com