Modelo De Resumo
Dissertações: Modelo De Resumo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tlmk • 22/8/2013 • 804 Palavras (4 Páginas) • 2.130 Visualizações
RESUMOS
Os resumos, segundo Marconi e Lakatos (2007), são instrumentos que permitem a um leitor selecionar obras que merecem a leitura de um texto completo. Porém, os resumos têm que conter alguns aspectos essenciais para que possam ter validade: a natureza da pesquisa realizada, os resultados e as conclusões mais importantes, de forma clara e sintetizada.
Para a realização de um resumo é necessário fazer um planejamento sistemático, ou seja, seguir alguns passos para o seu desenvolvimento: proposição, explicação, discussão e demonstração.
Primeiramente, faz-se uma leitura preliminar, para tentar entender o texto, de um modo geral.
Feito isso, o passo seguinte relaciona-se a proposição, uma tentativa de identificar a idéia central e o propósito do autor na escrita do seu texto.
O passo seguinte está relacionado com a explicação, discussão e demonstração. Trata-se de identificar e compreender as idéias, os exemplos, isto é, as partes principais em que o texto se estrutura.
Marconi e Lakatos (2007) mencionam que, conforme o caráter de um trabalho científico, três tipos de resumos são apresentados:
a) indicativo ou descritivo: tipo de resumo que utiliza frases curtas, como se fossem tópicos, cada qual correspondendo a um elemento importante da obra. Como descreve os tópicos principais de um texto, de uma obra original, não dispensa a leitura do texto, para melhor compreensão de um assunto;
b) crítico: tipo de resumo onde são informadas as idéias essenciais do texto, mas permite um julgamento, comentário sobre o trabalho. Pode ser denominado também de resenha;
c) informativo ou analítico: este tipo de resumo contém todas as informações sobre um texto e permite dispensar a leitura do mesmo. É mais amplo que o descritivo e diferente do crítico, pois não permite julgamentos ou comentários por parte do autor do resumo. Neste tipo, é permitido o uso de citações, o que não ocorre com os dois primeiros tipos. Como é um resumo mais amplo, deve ser escrito com frases coerentes, que permitam uma seqüência de idéias e não apenas enumeração de tópicos como no resumo descritivo. Utiliza-se preferencialmente a forma impessoal.
No resumo informativo salientam-se os objetivos e o assunto, os métodos, os resultados e as conclusões. Ao final, colocam-se as palavras-chave, logo abaixo do resumo. Geralmente, em trabalhos acadêmicos, os professores acabam não solicitando essas palavras-chave.
Para os trabalhos de conclusão de curso (TCC), a estruturação do resumo diferencia-se um pouco dos apresentados em trabalhos acadêmicos. É também a apresentação sintética das partes essenciais do texto, mas este texto está relacionado diretamente com uma pesquisa, não utilizando a forma de tópicos como nos resumos descritivos e nem emitindo julgamentos, como nos resumos críticos. Não permite, tal qual nos resumos informativos, citar frases ou partes de textos de autores. Limita-se a um parágrafo e nele, deve trazer as seguintes informações: objetivos, metodologia, resultados parciais ou finais e conclusões pertinentes. Também pode ser mencionado o espaço e tempo em que se realizou a pesquisa.
Após o resumo, serão mencionadas logo abaixo, as palavras-chave ou descritores, que são as palavras essenciais do texto do resumo, num mínimo de três e máximo de cinco palavras-chave.
RESUMOS UTILIZADOS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS – GRADUAÇÃO - TCC
O resumo deve seguir algumas especificidades:
a) incluir obrigatoriamente um resumo em português no caso de trabalhos em língua estrangeira;
b) ser redigido em um único parágrafo;
c) ter, para trabalhos
...