Resumo Tecnicas Negociação
Dissertações: Resumo Tecnicas Negociação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafagre • 22/9/2014 • 690 Palavras (3 Páginas) • 451 Visualizações
Resumo do capítulo: A Ética nas negociações
7.4 Considerações finais
A seguir, segue as citações dos envolvimentos em cada tipo de negociação e seus interesses.
Principais envolvimentos e tipos de negociação
• Família – Separação ou divórcio; revisão de pensão e guarda dos filhos; adoção; conflitos entre pais e adolescentes.
• Empresas e instituições – Prevenção e/ou resolução de conflitos intra e interempresariais ou institucionais, bem como entre empresas/instituições e seus clientes e fornecedores.
• Cível – Situações patrimoniais, como acidente de automóvel (indenização); locação ou retomada de imóveis, obras e revisão de aluguéis; dissolução de sociedade; sucessão; inventários e partilhas; perdas e danos.
• Comercial – Títulos de créditos; frete, seguro e entrega de mercadorias; comércio interno e internacional; Mercosul.
• Trabalhista – Dissídios coletivos, férias, salários e questões entre empregado e empregador.
• Meio ambiente – Diálogo com órgãos públicos, comunitários e judiciais; negociação de questões diversas que envolvam a manutenção ou a melhoria da convivência.
• Política - Âmbitos nacional e internacional; articulação e negociação de interesses e de convivência; em uma época na qual a globalização traz maior necessidade de negociação de diferenças, a mediação vem ampliando cada vez mais suas áreas de atuação.
Como pode se observar, os envolvidos apresentam interesses distintos em cada tipo de negociação e buscam encontrar o melhor caminho para cada acordo, em qualquer relação.
É necessário ter um relacionamento saudável, duradouro e instruído por uma postura ética, senão novas negociações ficarão prejudicadas ou não ocorrerão.
7.5 Exemplos Práticos
Os exemplos que serão descritos a seguir fazem parte de pesquisas em jornais, revistas, livros e sites.
A busca por casos reais possibilitou unir a teoria sobre ética e a influência nas negociações com a realidade das organizações.
7.5.1 O caso Schering
Em 1998 diversas mulheres que tomavam a pílula Microvlar, um anticoncepcional produzido no Brasil pela empresa Schering, engravidaram. A análise do remédio comprovou que os comprimidos era composto de farinha.
Investigações revelaram grande escala de roubo, falsificação e distribuição clandestina desse medicamento no Brasil.
A empresa preocupou-se em primeiro lugar, com sua imagem no mercado e as consequências deste fato para o futuro, agindo de forma ética com seus consumidores, indenizando as mães que com receita médica, comprovaram que utilizavam o medicamento e engravidaram naquele período.
7.5.2 O caso de produção hiperindependente
No caso da produção hiperindependente descreve a utilização de leis constitucionais que tem um apoio a ética na medicina. Mas como não existe uma legislação especifica, as situações
...