Resumo de Irrigação Semana 6
Por: AZIMUTE • 4/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.914 Palavras (12 Páginas) • 343 Visualizações
Resumo de Irrigação semana 6.
A água para muitos Países é um fator limitante à produção e um recurso estratégico devido ao seu valor social, econômico e ecológico sendo constante sua quantidade no planeta, porém sua distribuição não é uniforme.
O solo é um material poroso composto pó três fase sólida, líquida e gasosa, originado de rocha por processo de intemperização que serve de apoio físico, químico e biológico para o crescimento vegetal e funciona como reservatório de água essencial para a produção agrícola. Constituído de partículas que são classificadas de acordo com o tamanho dos grãos como: Areia: 2––0,02mm0,02mm, Limo(Silte):0,02––,0002mm e Argila:<0,002mm, sua textura são arranjo das diversas partículas de acordo como a proporção de cada uma das partículas que tem uma importância nas relações solo água planta por interferir na infiltração, na evaporação e no suprimento de nutrientes, dando uma idéia a respeito da quantidade de água a ser armazenada no solo. Solos com partículas grosseiras apresentam propriedades ótimas quanto à permeabilidade e arejamento, mas apresentam baixa capacidade de retenção de água, já os de partículas finas têm boa ou satisfatória capacidade de retenção, porém a permeabilidade e o arejamento podem ser reduzidos, prejudicando, o desenvolvimento das plantas.
Estrutura do solo refere-se ao modo como as partículas estão arranjadas umas em às outra se à adesão de partículas menores entre si devido à ação de agentes cimentantes, para formação de agregados, esses agregado resulta na formação de macroporos, que melhoram a Permeabilidade do solo à água, a condição para a aeração e a Penetração das raízes. A estrutura pode ser melhorada com a rotação de culturas, técnicas conservacionistas de cultivo e incorporação de matéria orgânica. A estrutura pode ser: solta, maciça e agregado.
Fração liquida Constitui-se essencialmente de água, contendo minerais dissolvidos e materiais orgânicos solúveis. Ocupa parte do espaço vazio entre as partículas sólidas, a água é absorvida pelas plantas ou drenada para camadas mais profundas. Por isso precisa ser periodicamente reposta pela chuva ou pela “irrigação”, Para garantir uma produção vegetal adequada.
Fração gasosa constitui-se do ar do solo ou da atmosfera do solo, ocupando o espaço poroso não ocupado pela água. É uma porção importante do sistema solo e para aeração do sistema radicular das plantas.
Além dessas características físicas hídricas dos solos, podemos observar a relação massa-volume, ar e sólidos, densidade de partículas.
Pequena variação entre os solo Valor médio: 2,65 g.cm-3
DENSIDADE GLOBAL
Bastante variável dada a sua dependência da textura, estrutura e grau de compacidade, Solos arenosos ⇒1,3 -1,8 g.cm, Solos argilosos ⇒1,1 -1,5 g.cm
POROSIDADE
Maior porosidade indica maior capacidade do solo em armazenar água. A porosidade total ou volume total de poros não dá indicação da distribuição de tamanho de poros.
GRAVIMETRIA
Umidade base de massa ou gravimétrica (U): quantidade de água que contém o solo em relação a massa de solo seco.
UNIDADE VOLUMÉTRICA
Umidade base de volume ou volumétrica ( θ): é a porcentagem de a água que contém o solo com relação ao volume de solo.
Armazenamento de água do solo é dado em mm de lâmina d’água ou em litros de água por m2 de superfície de solo.
Disponibilidade de água do solo para as plantas está saturada quando todos os poros estão ocupados pela água ou na capacidade de campo quando a água está retida nos poros pequenos do solo e o ar ocupa grande parte do espaço dos poros maiores.
Água disponível as plantas, pode se expressar a quantidade de água disponível para uma dada Profundidade corresponde profundidade efetiva do sistema radicular da cultura.
EXERCÍCIO 1
“ORIGEM E EXTE_SÃO DO PROBLEMA DOS SOLOS AFETADOS POR SAIS”
- Qual a origem dos sais da água e do solo?
A origem dos problemas de salinidade se confunde com a própria formação do solo, que é um produto da intemperização das rochas, envolvendo processos físicos, químicos e biológicos, mediante a ação de fatores como clima, relevo, organismos vivos e o tempo. Durante a intemperização, os diversos constituintes das rochas são liberados na forma de compostos simples.
b) Definir:
b.1) Salinidade
É o fenômeno de acumulação de sais solúveis no solo.
b.2) Sodicidade
Aumento gradual de sódio trocáveis, os sais dissolvidos circulam com a água, quando esta se evapora, deposita os sais na forma de resíduos.
b.3) Salinização primária e secundária
A salinização primária é a salinidade do ocasionada pelo o fenômeno de intemperização das rochas. A salinização secundária São os problemas associados à água utilizada na irrigação, à drenagem deficiente, à presença de águas sub-superficiais, ricas em sais solúveis, a pouca profundidade, a salinização causada pela ação dos ventos, das chuvas e das inundações marítimas.
- Cite os principais sais presentes nos solos e nas águas de irrigação
Os sais solúveis acumulados no solo são constituídos principalmente dos íons cloreto, cálcio, magnésio, sódio, sulfato e bicarbonato e, às vezes, de potássio, carbonato e nitrato.
- Quais os problemas que a salinidade pode trazer para a agricultura e o futuro da humanidade?
O excesso de sais no solo afeta às plantas (altura, crescimento e desenvolvimento e rendimento), em casos extremos, pode casar a perda total da cultura, ocasionando a escassez de alimentos, desequilíbrio do sistema produtivo erosão do solo, o aumento da fome, desemprego e etc.
- Quais as conseqüências do processo de salinização do ponto de vista ecológico e social?
Traz sérias consequências como: comprometimento da biodiversidade, deixando os solos descobertos e expostos à erosão, diminuição da disponibilidade de recursos hídricos, desertificação, destruição da vegetação e do solo, problemas de extinção, aquecimento global. Do ponto de vista social causa como, o abandono das terras por partes das populações mais pobres, a diminuição da qualidade de vida e aumento da mortalidade infantil, a diminuição da expectativa de vida da população e a desestruturação das famílias como unidades produtivas, o crescimento da pobreza urbana devido às migrações, a desorganização das cidades, o aumento da poluição e problemas ambientais urbanos. e etc.
...