Revista Piauí
Ensaios: Revista Piauí. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rrenata • 8/3/2015 • 320 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
Concorrência
Concorrentes Diretos
A Revista Piauí é da Editora Alvinegra, concorrente direto do ponto de vista do produto, no mercado relevante são as Revistas Literárias com circulação Mensal.
Revistas Literárias são aquelas de conteúdo políticos, poético e cultura, fazendo os leitores refletirem ao invés de só informá-lo.
As Revistas Caros Amigos, Brasileiros e Cult, são as Revistas que mais se aproximam do conteúdo da Revista Piauí, podendo ser considerados suas “substitutas”, e bem assim suas concorrentes.
Concorrentes Indiretos
“Aventuras na História”, com interesse Geral/Cultura com publicação que possuem o mesmo tipo de conteúdo.
Com relação à Editora Concorrente da Alvinegra – Editor Abril possui as Revistas Veja e a Época, das quais não podem ser consideradas substitutas, na medida em que estas têm como objetivo noticiar enquanto, a Revista Piauí tem matérias mais profundas, textos longos/literatura, assuntos do momento em que visam propiciar maior reflexão ao leitor.
Preços Praticados
Nem todos os leitores se mostram entusiasmados, mas este raciocínio vem se generalizando. É difícil convencer o leitor a gastar dinheiro com uma revista não tão conhecida quanto outras mais famosas como exemplo Veja (popularizada), porém se o leitor “colocar na balança” perceberá que às vezes compensa.
Por exemplo, no mercado atual a revista Piauí está custando mensal o valor de R$14,00 +/-, enquanto a Veja (que é uma revista semanal) saí por R$9,90, a pensar pela quantidade de páginas, pelos anúncios da mesma e pelas notícias atuais compensa comprar, neste caso a Revista Mensal Piauí, onde trás pautas convencionais e uma narrativa ficcional.
Política de Venda
A Revista Piauí é mensal, editada pela Editora Alvinegra, impressa pela Editora Abril e distribuída pela Dinap, do Grupo Abril sendo afiliada ao Instituto Verificador de Circulação (IVC) e à ANER.
Diferentemente das revistas convencionais do mercado editorial brasileiro, a Piauí não utiliza o marketing publicitário para se alto promover ou para venda(s), com o público alvo pré-definido e com base no “tipo de classe”, a Revista não esta a venda em todas as bancas de jornal.
...