SA1 - Você Sabe Calcular a Área
Por: rinaldigba • 21/10/2019 • Relatório de pesquisa • 572 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
ATIVIDADE 1: DESCRIÇÃO
Leonardo Rinaldi
A construção civil é um dos setores que mais emprega operários, visto o número elevado das vagas de trabalho, devido ao surgimento de inúmeras obras, porém, juntamente com este número, aparece a realidade de acidentes no trabalho (JÚNIOR, 2002, p.11).
Todos os acidentes podem ser evitados, se as empresas usarem a o seu favor e implantarem de uma forma efetiva e eficaz todos os sistemas e normas de segurança vigentes.
Pelos estudos que já vem sendo desevolvidos desde a Revolução Industrial,muita coisa já fora implementado no que diz respeito a normas de segurança e programas para evitar os acidentes.Para tanto,deve-se sempre ter controle e prevenção de acidentes de trabalho, aliado a dois fatores: a conscientização dos funcionários nela envolvidos, e o cumprimento das leis de trabalho.
No que diz respeito a normas da construção civil temos várias que devem seguidas porém sendo a mais importante para as atividades exercidas em canteiros de obras a NR-18, que tem por finalidade estabelecer diretrizes com o objetivo de programar medidas de controle e sistemas de prevenção de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
A Segurança do Trabalho pode ser considerada como o conjunto de atividades de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos a acidentes, ou seja, a prevenção dos acidentes de trabalho propriamente ditos. Vê-se a importância da Segurança do Trabalho, em vários fatores dentro da empresa, podemos citar: a quantidade de dias de afastamento em caso de acidentes, diminuindo a rentabilidade do trabalhador, as doenças decorrentes do não ou mal uso dos EPI’s e EPC’s, que da mesma forma podem afastar o trabalhador por um curto tempo, ou até um longo tempo do seu trabalho.
Já a qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários”. Investir na qualidade de vida dos trabalhadores, concedendo-lhes benefícios como planos de saúde, alimentação laboral, palestras, incentivos e premiações passou a ser uma importante estratégia para elevar os resultados empresariais, vez que trabalhadores mais satisfeitos são também mais eficientes e produtivos. Proporcionar melhores condições de trabalho vai interferir positivamente na produtividade da equipe, vez que a satisfação e bem-estar dos trabalhadores vão refletir em mais dedicação e comprometimento na execução das suas funções, garantindo mais eficiência e melhorando, por conseguinte, os resultados da empresa.
A empresa que investe em Segurança e Saúde do trabalhador e na Qualidade de Vida só tem a ganhar e a conquistar seus funcionários.
Após o acidente com Sr. Manoel a empresa estará sendo fiscalizada e deverá trabalhar dentro das normas da NR 21 que é garantir condições de emprego a todos os envolvidos na execução de edificações, levando em conta as dificuldades e os riscos inerentes ao dia a dia dos mais variados processos de construção.
- A empresa devera fornecer, pela corporação, e aplicação, por parte do funcionário, de protetor solar com FPS mínimo de 30;
- Disponibilização e uso de óculos escuros com proteção contra raios ultravioleta;
- Promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com campanhas educativas;
- Fiscalização eficiente e documentação da utilização de EPIs por parte dos colaboradores.
As empresas de construção devem prevenir acidentes através de medidas eficientes e planejadas desde o projeto do empreendimento, visando o estabelecimento de áreas de abrigo, setores de administração da obra e programas de prevenção de acidentes e saúde ocupacional.
...