SECRETÁRIO E EXECUTIVO: UMA EXCELENTE PARCERIA.
Por: Rafa12345Movio • 22/12/2016 • Trabalho acadêmico • 573 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
SECRETÁRIO E EXECUTIVO: UMA EXCELENTE PARCERIA.
A relação entre o Secretário e o executivo é um assunto muito abordado neste ramo, pois está totalmente interligado ao bem estar e a qualidade de vida no trabalho. O secretário deve basear-se ao seu executivo como o cliente, pois ele deve se preocupar com o que ele precisa e como ele pode ser facilitador no processo de trabalho e de decisões dentro da empresa, ou seja, realiza o trabalho de assessoria.
O secretário executivo é um dos profissionais que deve ter o dom de conviver em grupo, pois tem contato com vários tipos de pessoas a todo o momento, e atualmente as empresas buscam além do currículo pessoas qualificadas que saibam conviver em equipe e ter uma boa relação com os superiores e até mesmo com os colegas de trabalho, assim tornando-se um profissional reconhecido e respeitado por todos.
O bom ambiente organizacional e o relacionamento profissional são impreteríveis dentro da empresa, pois o secretário precisa lidar com diferentes tipos de executivos, com histórias, crenças, opiniões diferentes, cada um tem o seu modo de agir e cabe ao secretário a capacidade de lidar com as diferenças e viver em harmonia dentro da empresa. O executivo também deve cooperar para uma boa relação interpessoal, mesmo quando o cargo requer muita responsabilidade e pressão psicológica.
Existem muitos conflitos internos quando se trata de relacionamento entre o secretário e o executivo, e isso interfere muito na qualidade do trabalho e também na saúde física e mental do profissional, pois gera desconforto e estresse, que é muito prejudicial.
Cabe aos secretários ter a resiliência necessária para lidar com as situações difíceis do dia a dia, ser educado e respeitar para ser respeitado, e o executivo também deve se atentar as suas atitudes, que interferem diretamente no trabalho de seus secretários, deve sempre falar com calma e clareza, não alterar o tom de voz, e sempre tratar todos educadamente, com simples “bom dia”, “muito obrigado” entre outros.
O secretário executivo enfrenta um verdadeiro avanço na profissão, pois ele não está mais preocupado em só se aperfeiçoar em questões técnicas e tecnológicas, mas também nas questões de relacionamento interpessoal, pois a participação deste profissional nas tomadas de decisões, discussão e comunicação na empresa está cada vez mais comum.
No livro, “Secretária: Uma parceira de sucesso”, a autora Maerker (1999), não traz só informações para o secretário executivo como profissional, mas também aborda questões propriamente para executivos que tenham o interesse em manter boas relações de trabalho em relação aos secretários e cita alguns pontos importantes, tais como: não falar de forma grosseira, evitar interromper uma explicação, ser direto e objetivo ao solicitar uma tarefa, pois contribui para acelerar o processo e por fim, acreditar sempre na capacidade do secretário executivo para resolver as questões que estão na sua área de trabalho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com base nas referencias teóricas, pôde-se constatar que a profissão secretário executivo está totalmente interligada às maiores lideranças dentro de uma organização, e conseqüentemente está muito perto de onde são tomadas
...