SEGURANÇA PUBLICA
Trabalho Escolar: SEGURANÇA PUBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gesteves • 3/12/2014 • 1.599 Palavras (7 Páginas) • 1.123 Visualizações
A criação dos conselhos comunitários visa aproximar a sociedade da polícia a criação desses conselhos tem seus prós e contras. Por parte tanto da polícia como da população, pois por pensamentos arcaicos alguns policiais ainda se veem acima da sociedade, colocando-se como melhor que o cidadão. Não vendo nessa parceria, o que é melhor para a sociedade, por parte da sociedade, vem o medo da impunidade a que se implica hoje no Brasil pois por vezes vemos criminosos saindo da delegacia antes mesmo dos policiais que efetuaram sua prisão.
Então, gerando assim um desconforto por parte dos políticos que fazem de conta que estão interessados numa melhoria na segurança pública, esses conselhos poderiam auxiliar a segurança pois nada melhor que identificação de indivíduos em todas as regiões funcionaria como um banco de dados para a segurança pública pois seria uma fonte de acesso a informações precisas como: idade, função, ocupação e moradia, de indivíduos meramente suspeitos, dali se iniciava um processo investigativo para avaliar a conduta de determinado meliante
A criação dos conselhos e a politica
A caminhos lentos seguem nesse processo de criar ou não criar. O que temos é conhecimento é de a sociedade anseia por melhorias notáveis na segurança pública e ter seu direito de ir e vir em paz, e resguardado. Hoje sabemos, que não é nossa realidade e muito mais que politicamente a importância dada a segurança pública no Brasil bem de longe começa a engatinhar, pois não é interesse político a organização e formação muito menos colocar em pratica esses projetos pois deveria ter um incentivo maior para a a segurança assim como outras áreas tais como esporte e cultura. Sabe-se que investimentos assim não geram lucros para os cofres públicos, se não geram lucros, é inviável. Então assim, sabemos que é feita uma vista grossa, a não se desenvolver ou viabilizar projetos que visam somente o interesse da sociedade, onde a mesma fica aguardando respostas, sem nada a fazer, pois não acham que isso seja de sua conta. Portanto, cidadãos que buscam melhorias políticas, ficam no prejuízo por que a maioria não busca resguardar seus direitos.
A real necessidade da criação de conselhos
Ocorrendo a criação dos conselhos a população estará juntamente com a policia podendo criar e desenvolver dispositivos culturais, socioeducativos para evitar a inserção de jovens e adultos no crime com conscientização social na qual visa a melhoria da educação como garantia de um cidadão bem formado preparado trazendo consigo uma bagagem e conhecimento de sua função obrigação e direitos perante a sociedade, trazendo então com isso a redução das veias que ligam a sociedade a criminalidade de qualquer forma, pois tira a visão do cidadão que o crime pode se tornar um meio viável de sobrevivência
Assim conselhos criados podem gerar possibilidades antes inacessíveis em forma de projetos sociais que visam desenvolver atividades como profissionalização, projetos culturais, inserção artística e social de maneira que vem a incluir uma classe antes destinada a sonhar e viver a margem do crime, assim formando uma canalização e inserção das pessoas nas rotinas dos conselhos, deixando pessoas que antes viviam sem perspectivas mais próximas de oportunidades antes nem sonhadas
Pois o cidadão outrora somente a criminalidade que o rodeava por um fascínio que almejava no meio do crime uma maneira de alcançar suas conquistas pessoais, pois dentro de seu meio, só se observava discriminação e a falta de oportunidades e isto acabava por levar esse cidadão que sem um alicerce social ou familiar sofria a corrupção e o encanto por se sentir desnorteado olhando somente para o crime.
Então a implantação vem com intuito de integração e proximidade dos benfeitores pois de maneira ímpar, a polícia vem filtrando profissionais capacitados dentro de sua corporação aguardando momento para colocar em pratica o tão sonhado conselho de polícia comunitária.
Essa polícia vem com padrões e sistemas de segurança pública buscando melhorar cada vez mais a vida da sociedade com o meio social independente de classe econômica e social, tentando assim colocar de vez a polícia em convívio harmônico com a sociedade.
Polícia e ações sociais junto aos conselhos comunitários
A polícia buscando dentro da corporação policiais com comprometimento e interesse de melhorar juntamente com a população o futuro da sociedade, trazendo de uma maneira amiga uma relação entre polícia e cidadão, assim policiais como atribuições culturais, artística, esportivas e educacionais poderão atuar na criação e desenvolvimento de projetos sociais, mantendo a população interagindo e se envolvendo mais com os interesses mútuos, pensando em conjunto, pois pensamento egoístas geram atitudes egoísta que na maioria das vezes acarretam em atitudes impensadas e irresponsáveis gerando desconforto social, medo, pânico e até o próprio crime.
Necessidade de mobilização social
Para que sejam implantado primeiramente a intenção e motivos da criação desses conselhos traz para a sociedade que ainda não está interada a respeito desse assunto de interesse social de visão nacional e vontade de se aproximar da comunidade de maneira positiva a PM está criando a polícia comunitária que traz de maneira positiva, creio eu como Gestor de Segurança Pública em forma de palestras abordando assuntos relacionados a Segurança Pública juntamente com a sociedade e comercio sobre a necessidade da criação dos conselhos e mobilização da população.
A polícia vê nessa união o primeiro passo de muitos sem medo ou perca de força na batalha contra a criminalidade, pois a simples conscientização de pequenas medidas de segurança pessoal geram redução em pequenos crimes, como: Furtos de objetos pessoais (Celulares, carteiras, relógios) Assalto a veículos parados em porta de residência por descuido de seus ocupantes que não deveriam estar parados ali a mercê de criminosos, dentre outros.
A simples mobilização da sociedade acarretaria em uma bela redução de crimes pois se não há objeto de
...