SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC MA CURSO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Por: Leilionara Castro • 11/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 623 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC MA
CURSO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
LEILIONARA CARVALHO DE CASTRO
RELATORIO DE ORIENTAÇAO PARA PRATICA SUPERVISIONADA
SÃO LUÍS - MA
2016
LEILIONARA CARVALHO DE CASTRO
RELATORIO DE ORIENTAÇAO PARA PRATICA SUPERVISIONADA
[pic 1]
SÃO LUÍS - MA
2016
AGRADECIMENTO
Á Deus por toda sua generosidade em minha vida
Á minha família que sempre me apoiou e tudo tem feito para o meu sucesso
Aos meus amigos de jornada que tem caminhado ao meu lado para que tivéssemos sucesso
SUMÁRIO
1 INTRODUÇAO
2 DESENVOLVIMENTO
3 Atividades desenvolvidas
4 CONCLUSÃO
REFERENCIAS
1 INTRODUÇÃO
O referido relatório traz uma abordagem a cerca da elaboração do relatório da prática supervisionada, uma vez que faz-se necessário o aprendizado significativo desta pratica.
A mesma tem por finalidade compreender a importância dessa Prática que é a teoria sendo executada, e de se redigir um relatório que tem como objetivo descrever todas as etapas das atividades desenvolvidas durante o período de aula, dentro dos padrões, utilizando as Normas da Agencia Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, conforme a estrutura que será apresentada, com todos os Elementos fundamentais; Pré-Textuais (Capa, Folha de rosto, Cabeçalho...), Textuais (Introdução, Desenvolvimento, Cronograma, Conclusão) e Pós-textuais (Referencias e Anexos).
O trabalho também pretende explicar e orientar sobre as características peculiares de formatação por meio de conceitos. Serão abordadas as atividades desenvolvidas com o intuito de registrar através de um diário de bordo tudo o que foi feito em sala de aula, nesta disciplina, relatando os fatos importantes que aconteceram, como a dinâmica, os vídeos, a formação de cada equipe, os assuntos abordados por elas, a apresentação do trabalho e por fim, a elaboração deste Relatório.
2 DESENVOLVIMENTO
As Atividades Práticas Supervisionadas constituem um instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem a partir da interdisciplinaridade: abordagem prática dos conteúdos das disciplinas que constituem. Proporciona a integração da teoria e a aplicação no meio organizacional do conhecimento adquirido em sala de aula.
Essa pratica tem como importância o crescimento pessoal e profissional e a necessidade de aplicar na pratica os conhecimentos teóricos. Essas atividades são orientadas por instrutores que definiram aos alunos a carga horaria e a realização de cada estagio, podendo ser na instituição ou empresas parceiras. Assim, é associação da teoria com a pratica.
O relatório de estágio supervisionado é parte obrigatória do curso acadêmico e com ele vem o relatório de estágio que deverá ser feito pelo aluno após cumprir a carga horária estabelecida, relatando as características e práticas observadas nesta nova experiência em meio profissional. A confecção do relatório será orientada por um professor-orientador, que guiará o aluno durante todo o processo até sua finalização.
A estrutura do Relatório que é a organização do mesmo é formada por três partes que são:
A primeira é a Pré-textuais sendo essas etapas: capa; É a proteção externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação, folha de rosto; é aquela que apresenta o título, agradecimento (opcional); dirigido a uma pessoa ou mais, Sumario; é a relação dos assuntos abordados com as paginas correspondentes conforme o relatório.
A segunda parte Textual corresponde: Introdução; é a apresentação resumida e objetiva do trabalho, Desenvolvimento; parte principal do texto, descrevendo com detalhes a pesquisa e como foi desenvolvida, Cronograma; são as atividades e os períodos de duração das mesmas e Conclusão: Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos.
E na terceira, são os elementos pós-textuais que compõe a ultima parte do trabalho São elementos pós-textuais: referências, glossário, apêndices, anexos e índice.
2.1 Atividades desenvolvidas
20/04/2016
O primeiro dia a aula do componente Orientação para Pratica Supervisionada, ministrada pela instrutora Conceição Saraiva foi iniciada as 8h15 com uma dinâmica, onde foi relatado detalhadamente o que cada um fez da hora em que acordou ate chegar ao curso, foi explicado à relação que essa dinâmica tem com o componente, que é relatar os ocorridos no ambiente de trabalho.
Logo após, foi o explicado a disciplina, a proposta para os cinco dias de aulas. Depois teve inicio um trabalho pertinente ao componente, com as divisões das três equipes, e os temas propostos pela professora, que foram: Diretrizes e Praticas Supervisionada, Elaboração do Relatório de Pratica e Estrutura do Relatório. Foram feitas pesquisas e slides onde foram apresentados na sexta-feira.
22/04/2016
No segundo dia, a aula foi iniciada com um vídeo reflexivo; O Vendedor de Balões. Em seguida teve inicio as apresentações dos trabalhos.
...