SERVIÇO SOCIAL
Por: cristinacraveiro • 11/5/2016 • Resenha • 1.593 Palavras (7 Páginas) • 319 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera Uniderp
Pólo de Apoio Presencial Santo André FSA UNIA
Curso: Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social III
Rosana Garcia Meneguello Pivetta- RA: 7704584147
Socorro Aparecida Rodrigues- RA: 1299525703
Atividades Práticas Supervisionadas
Profª. Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Santo André, 08 de Novembro de 2014
Fundamentos das Políticas Sociais III
Resumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar as dimensões do Serviço Social, formas de intervenção focando a visão da mudança profissional que ocorreu no contexto histórico. Abrange esclarecimentos desde o início da profissão que seria: as práticas assistenciais com a visão tradicional sinônimo de ajuda e humanização o que atualmente são substituídos pelos direitos e políticas sociais de cidadania, liberdade, justiça, inclusão, e diversas transformações sociais.
Palavras Chaves:
Políticas Sociais, Assistente Social, Filantropia, Terceiro Setor,
Sumário:
Introdução
1 - Importância do Serviço Social nos dias de hoje
1.1- Filantropia
1.2- O assistencialismo
1.3 Com base em pesquisas realizadas recentemente segue gráfico com dados do Percentual de Assistentes Sociais em diversas regiões do País:
1.4- Os desafios da profissão no Terceiro Setor
1.5- Conclusão
1.6-Bibliografia
Introdução
O Serviço social surgiu no séculoXX ao longo dos anos foi se transformando para tentar achar soluções e respostas para os problemas que a sociedade vem enfrentando: pobreza, moradia, educação, saúde, trabalho e melhores salários. Rompeu com as práticas conservadoras e tradicionalistas e continua lutando por mudanças enfrentando novos desafios da atualidade. Nasceu no berço da caridade filantrópica logo após o movimento de reconceituação a profissão tomou novos rumos onde passa a ser valorizada e respeitada.
1- Importância do Serviço Social nos dias de hoje
O Serviço Social ao longo de sua trajetória histórica vem aumentando a sua atuação em todos os campos, os profissionais desenvolvem e elaboram projetos, assessoram os movimentos sociais, para atender as demandas da população mais carente. Atualmente questionam-se muito as mudanças na profissão, pois muitas transformações ocorreram desde o Movimento de Reconceituação do Serviço Social. Os profissionais desenvolvem suas atividades junto às equipes multidisciplinares, podendo assim desenvolver seu trabalho com competência, juntamente com profissionais experientes, intervindo de forma efetiva nas políticas públicas.
Vem buscando soluções para os enfrentamentos dos problemas da sociedade, ou seja, pobreza, desigualdade social, habitação, saúde, exclusão social, educação, buscando seguir sempre a Constituição de 1988 que garante os direitos da seguridade social como dever do Estado. Teve suas funções ampliadas para defender os direitos sociais, lutar para realizar as políticas públicas de forma democrática.
Em todo o período histórico o Assistente Social enfrenta muitas dificuldades, mas a partir do momento que foi reconhecido como profissão, vem conseguindo agir e atender as demandas embasadas nos direitos da Constituição de 1988 onde foi concebida uma nova concepção sobre o Serviço Social. Os Assistentes Sociais tem como objetivo garantir os direitos dos cidadãos, diminuírem os riscos de vulnerabilidades sociais, atender e defender os direitos de cidadania para que todos tenham uma vida digna.
1-1 Filantropia
Filantropia é interpretada de várias formas direta ou indiretamente é uma maneira de ajudar as pessoas através de ações que acontecem, por exemplo: donativos recebidos pelas ONGS, comunidades, doações de empresas está muito ligada ao terceiro setor que auxiliam a população, dessa forma conseguindo que a população tenha uma melhor condição de vida.
Filantropia também é aplicada em igrejas, escolas, hospitais, como forma de ajuda a todos os que estiverem necessitando de ajuda. Uma palavra de origem grega que significa “amor a humanidade’ deixa claro ser uma forma de ajuda que não é política, mas sim uma responsabilidade social, por parte das empresas e dos indivíduos em geral. Comparando a Filantropia com o Serviço Social nos primórdios da história pode-se dizer que são iguais, pois o Serviço Social era visto como ajuda, caridade aos mais necessitados, atualmente não se tem mais essa visão pois o Serviço Social atua para atender a população baseado nas políticas públicas, travando lutas para que os direitos de todos sejam atendidos.
1-2 O assistencialismo
O assistencialismo é a forma de ajuda aos menos favorecidos não trabalha a necessidade da pessoa e sim o momento que ela está passando, seria a boa vontade, o favor, geralmente essa ajuda vem através das instituições religiosas e ajudas voluntárias, onde são oferecidas roupas, alimentos, abrigo, às pessoas em situações críticas que sofrem abandono como as crianças, idosos, mulheres em condições precárias.
No governo de Getúlio Vargas foi criada a LBA (Legião Brasileira de Assistência) para se entender que a assistência ao cidadão é um direito e não um favor. Atualmente o Serviço Social não é mais visto como assistencialismo, pois é feito com planejamento e políticas públicas de direitos para atender a todos que esteja em situação de vulnerabilidade, fazer com que a população tem seus direitos assegurados e promover melhores condições em todos os campos: saúde, educação, habitação, trabalho, respeito, ou seja, ser um cidadão digno.
Mercado de Trabalho
A sociedade atual passa por muitas transformações, com isso o Serviço Social vem atuando em diversos setores: Setor Privado, Setor Público e o Terceiro Setor.
O Assistente Social no setor privado pode atuar em várias áreas:
- Planejamento estratégico
- Elaboração e implantação de projetos
- Recursos Humanos
- Gerenciamento
- Qualidade de vida dos trabalhadores
- Treinamentos
Devendo atender as empresas, ou organizações privadas nas suas necessidades segundo o ramo de sua atividade nos Serviços Sociais, RH, saúde, e defesa de direitos de seus usuários, fazendo com que seu trabalho melhore a qualidade de vida criando projetos e outros recursos para atender toda a empresa, tudo isso com eficiência, racionalidade e produtividade para manter o controle entre empregados e empregadores. Deve viabilizar os benefícios sociais, e fazer a sua atuação nas relações humanas melhorando o ambiente de trabalho.
...