SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Tese: SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorecikucz • 29/5/2014 • Tese • 1.229 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
2. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
“A Sociedade da informação está baseada nas tecnologias de informação e comunicação que envolvem a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos, como a rádio, a televisão, telefone e computadores, entre outros. Estas tecnologias não transformam a sociedade por si só, mas são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, económicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a Sociedade da Informação” (Gouveia, 2004).
O conceito de sociedade da informação surge da necessidade de explicar e simultaneamente justificar o conjunto de fenômenos sociais a que temos vindo a assistir desde meados do século e de forma mais relevante desde a década de 80. Na base destes fenômenos estão as tecnologias da informação (TI) resultantes da convergência entre a informática e as telecomunicações. Esta sociedade da informação relaciona-se com as alterações verificadas ao nível da produção/edição da informação, e com a escala em que a informação é difundida/recebida. O ser humano tem atitude flexível com conhecimentos generalistas, capazes de se formar ao longo da vida de acordo com suas necessidades e que domine a Tecnologia da Informação (TIC)
Na década passada, “sociedade da informação” foi, sem dúvida, a expressão que se consagrou, no contexto do desenvolvimento da Internet e das TIC. A sociedade da informação é a consequência da explosão Informacional, caracterizada, sobretudo pela aceleração dos processos de produção e de disseminação da informação e do conhecimento. Esta sociedade caracteriza-se pelo elevado número de atividades produtivas que dependem da gestão de fluxos informacionais, aliado ao uso intenso das novas tecnologias de informação e comunicação.
A grande produção de informação trouxe grandes benefícios em termos de avanço científico, comunicação, lazer, processamento de dados e procura do conhecimento. Mas também trouxe ao ser humano o dilema da saturação da informação.
Sociedade da Informação é um termo também chamado de Sociedade do Conhecimento ou nova economia, não é um elemento estático, esta em constante mutação e esta inserida em um processo de mudanças em que as novas Tecnologias são as principais responsáveis.
2.1 SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Sociedade do Conhecimento é a forma brasileira de traduzir Sociedade da Informação ou Super Estrada da Informação, expressões conceitualmente mais realistas, menos pretenciosas em sua compreensão e mais precisas em sua extensão, cunhadas nos anos 90, pela Comunidade Econômica Européia e os Estados Unidos, com o objetivo de planejar ou concentrar esforços na construção de uma infra-estrutura global da informação.
A “Sociedade do Conhecimento” é, antes de tudo, a expressão empresarial dos investimentos racionalmente programados para o mundo globalizado, relativos à informática, telecomunicação, redes de comunicação digitais (“Banda Larga”) sistemas de comunicação móveis, que incluem, de modo mais imediato, a) o ensino à distância, b) os serviços de telemática para pequenas e médias empresas, c) o tráfego computadorizado, d) a gerência de tráfego aéreo, e) a licitação e compra eletrônica, f) as redes de administração pública, g) o controle de infovias urbanas ligadas à prestação de serviços das prefeituras; h) o uso da telemedicina, entre outros tantos.
2.1.1 Benefícios e problemas
A internet possibilita a informação e a instrução, isto leva ao desejo de mais informação, tal como o conhecimento gera o desejo de mais conhecimento. Uma população mais informada e mais instruída tem aspirações diferentes, incluindo a aspiração de saber mais Gouveia e Gaio (2004).
Esta nova forma de comunicação, informação, partilha de dados, etc. que evita a exclusão social por colocar os indivíduos em contacto com o mundo com um simples “clic”, permite manter o contacto com quem está mais longe e realizar todas as atividades possíveis e imaginárias. Hoje a internet permite entrar em contacto, em direto, com pessoas que estão longe, permite ter acesso a notícias de todos os acontecimentos à escala mundial, conhecer outras pessoas e para, além disso, ainda permite realizar atividades lúdicas, efetuar atividades profissionais, fazer compras, pagar todo o tipo de despesas, entre muitas outras ações. A distância deixa assim de ser um problema para a comunicação, hoje efetuam-se ligações entre as pessoas a grandes distâncias e a internet permite que as pessoas conversem e se vejam, por muito longe que se encontrem uma da outra. Há algum tempo atrás as pessoas
...