Sabão Em Po Omo
Artigos Científicos: Sabão Em Po Omo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagocoop22 • 27/5/2014 • 2.411 Palavras (10 Páginas) • 1.543 Visualizações
Introdução ao Marketing
ANALISE DO MARKETING MIX
UNILEVER BRASIL
PRODUTO: SABÃO EM PÓ OMO
HISTORICO DO PRODUTO
A marca OMO foi registrada pela primeira vez na Inglaterra no ano de 1908 pela Lever Brothers (empresa que daria origem a Unilever em 1930). O produto era um amaciante de roupa que, em 1909, daria lugar a um sabão em pó para limpeza de tecidos brancos,foi o primeiro sabão em pó na cor azul. Antes, as brasileiras tinham o hábito de usar anil para realçar o branco das roupas.
Seu nome era a abreviatura de Old Mother Owl (velha mãe coruja), representação do zelo materno e da sabedoria; O Surgimento do sabão em pó OMO proporcionou: brancura, brilho, alto desempenho e qualidade superior na lavagem que levaram OMO à liderança de mercado em boa parte dos países onde está presente; Em 1954, a Unilever lançou OMO em uma nova versão, detergente em pó. O sofisticado e novo conceito de detergente em pó, artigo elaborado com matérias-primas sintéticas capaz de atingir resultados de limpeza muito mais eficientes do que o tradicional, conquistou as donas de casa inglesas. Rapidamente o produto alcançou uma alta aceitação entre as mulheres européias, que aderiram à vantajosa praticidade do detergente em pó. No decorrer dos anos a marca OMO foi sendo introduzida em muitos países, especialmente na Ásia e América Latina, lançando inúmeras variações e desenvolvendo tecnologias e fórmulas eficazes na lavagem de roupas No Brasil o produto é fabricado na unidade de Indaiatuba, que também é a maior fábrica de detergente em pó do mundo, com produção anual de 700.000 toneladas.
Análise dos 4P’s – Produto.
Características Tangíveis: Detergente em Pó de Cor Azul.
Características Intangíveis:
Associação automática do produto a marca Unilever e o produto é um comparativo de poder de compra de moedas de diversos países.
Composição Industrial: Detergente em Pó
12% de Tensoativo aniônico, tensoativo catiônico,
12 % de coadjuvante, sinergista, tamponantes, branqueador óptico,
70 % de corantes, enzimas, alvejante, carga, atenuador de espuma, essência e água.
Tamanho:
Dimensões: 16,8 x 9,1 x 14,2 cm
Embalagem:
Cor: Branca e azul (com especificações sobre o produto descrito na própria embalagem).
Material: embalagem feita de papel especifico(papelão).
Preço:
O preço foi estipulado através de pesquisas de sensibilidade de preços e pesquisas de preços comparativos com a concorrência.
Marca:
A marca vende 1,6 milhões de embalagens de Omo por dia no Brasil (dados do ano 2009) e comercializa seus produtos em mais 28 países ao redor do mundo, com forte presença na Europa, América Latina e Ásia. O Omo é uma das marcas mais rentáveis e fortes da Unilever, faturando anualmente mais de US$ 3 bilhões.
Segundo a pesquisa Top of Mind da Folha de S.Paulo, há 16 anos OMO é a primeira marca a ser lembrada pelos consumidores quando se fala em marcas em geral. E há 18 anos Omo é a primeira marca a ser lembrada pelos consumidores quando se fala em marcas no geral. E há 20 anos quando se fala em sabão em pó, Omo também é top de categoria.
O nome OMO é uma marca registrada pela Unilever, representada pela logomarca abaixo:
Logo:
O logotipo da marca OMO evolui muito com o passar dos anos. A última mudança ocorreu há poucos anos atrás, quando ele ganhou um símbolo colorido.
-
Variedade do Produto:
OMO DUPLA AÇÃO (1988) - Pesquisas demonstravam que a consumidora considerava uma obrigação sua eliminar as manchas do dia-a-dia, através de truques e técnicas que incluíam aplicação de gelo, talco, e a utilização combinada de sabão em pedra, água sanitária e outros produtos. A partir dessa constatação, a marca desenvolveu o sabão em pó com enzimas, produto capaz de resolver o problema de retirada de manchas, como as causadas pelas secreções da pele e por alguns alimentos: molho de tomate, chocolate, etc.
OMO LÍQUIDO (1990) - Inéditos no mercado brasileiro, os produtos líquidos para lavar roupa já eram sucesso nos Estados Unidos e na Europa. O produto foi retirado do mercado anos depois por não atingir as expectativas da empresa, mas foi relançado recentemente, em 2010, com uma nova fórmula e concentrado (equivale ao detergente em pó mais um tira manchas).
OMO ULTRA (1992) - O primeiro detergente em pó concentrado do mercado brasileiro. O produto já saiu de linha.
OMO PROGRESS (1995) – Que continha o inovador Sistema Bleach, dispensando sabão em pedra, alvejante e outros itens adicionais na lavagem. A nova tecnologia valia-se de um componente capaz de remover manchas difíceis, como as coloridas: café, chá, vinho e frutas.
OMO CORES (1996) - Primeiro detergente em pó específico para remover manchas e encardidos sem alterar as cores originais do tecido. O produto não é mais comercializado.
OMO MÁQUINA (1996) - Detergente em pó específico para lavadoras. O investimento nesse tipo de produto acompanhou a transformação do mercado, que tendia a uma crescente penetração das máquinas de lavar. Atualmente o produto não é mais comercializado.
OMO MULTIAÇÃO (1997) - Com tecnologia exclusiva que formava uma película protetora no tecido
...