Saúde Da Família
Resenha: Saúde Da Família. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dandubiella • 20/4/2014 • Resenha • 334 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
O artigo trata do tema “A equipe multiprofissional da “Saúde da Família”: uma reflexão sobre o papel do fisioterapeuta”, de Rezende et al (2009), no qual o sistema Único de Saúde (SUS) tem por objetivo garantir a saúde do cidadão, sendo ele um direito básico garantido pelo estado. Incorpora-se ao seu conceito uma forma ampliada de atendimento, no qual o serviço seja universal, integral, eficiente e de interação com a população, estando a Atenção básica situada no primeiro nível de cuidado.
Uma das formas de ampliação dos serviços de saúde na Atenção básica é a estratégia saúde da família, que composta por equipes multiprofissionais básicas e ampliadas, promove a integração das diferentes categorias profissionais que compõe esse primeiro nível de cuidado, reduzindo o fluxo de usuários a níveis posteriores de tratamento e possibilitando assistência contínua a toda população. Baseadas no trabalho de cadastramento das famílias de certas regiões, identificando os problemas dessas populações, planejando e acompanhando ações conforme as necessidades demonstradas e realizando atendimento com vínculo a comunidade essas equipes são financiadas e mantidas sob a responsabilidade dos governos.
A fisioterapia muito relacionada à reabilitação surgiu no Brasil com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente, inserida na Estratégia Saúde da Família através das equipes ampliadas, tem a intenção de potencializar as estratégias de atendimento descobrindo novos métodos. O artigo identifica os objetos de trabalho e estudo do fisioterapeuta, relacionando as mudanças da integração desses profissionais às transformações ocorridas na saúde pública. Com a criação do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFITTO) foi definido como ato desses profissionais, a execução de métodos e técnicas fisioterapêuticas em todos os níveis de prevenção, ficando os profissionais aptos a contribuir na prevenção primária. Passando a atuar juntamente com outros profissionais ajudando a tornar prazerosa a relação do indivíduo com seu meio durante o tratamento; potencializando o exercício normal das atividades diárias e futuras e a assistência aos portadores de necessidades físicas, a recuperação em fisioterapia se volta para bem-estar do paciente lesado.
...