Saúde Da Família
Monografias: Saúde Da Família. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michelliaraujo • 4/9/2013 • 6.347 Palavras (26 Páginas) • 389 Visualizações
Índice:
INTRODUÇÃO..................................................................................................04
OBJETIVO........................................................................................................05
1-ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIA........................................................06
1.1-Programas...................................................................................................07
1.2-Equipe de saúde no PSF.: Caminhos e possibilidades..............................08
1.3- Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: Um campo em construção no PSF...................................................................................................................14
2- ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMILIA............................................................16
3- NUCLEOS DE APOIO A SAÚDE DA FAMILIA.............................................17
3.1 – Saúde da mulher.......................................................................................18
3.2 – Saúde do homem......................................................................................20
3.2.1 – Variáveis culturais..................................................................................20
3.3 – Saúde da criança......................................................................................21
3.4- Saúde do adolescente................................................................................22
3.5 – Saúde da gestante....................................................................................23
3.6 – Saúde do adulto........................................................................................23
3.7 – Saúde do Idoso.........................................................................................24
3.8 – Saúde do trabalhador...............................................................................25
CONCLUSÃO....................................................................................................27
REFERENCIAS.................................................................................................28
INTRODUÇÃO
A atenção básica é um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É a porta de entrada do sistema de saúde e se articula com os outros níveis de atenção.
A saúde da família abrange a saúde do homem, da mulher, do bebe, da criança e do adolescente, da gestante, do idoso, do trabalhador, entre outras.
OBJETIVO
A associação saúde da família tem como objetivo principal a elevação da qualidade de vida humana através da promoção de atividades científicas, culturais, educacionais e literárias nas áreas de saúde, meio-ambiente, cidadania e desenvolvimento sócio-econômico de comunidades no Brasil e no exterior.
1- ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIA
A importância do trabalho da ESF (Estratégia Saúde da Família) é ressaltada, principalmente, pelo aspecto de integralidade nos cuidados de saúde. Considerado um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS), a integralidade reveste-se, no decorrer dos anos 90, e principalmente nesse início de século, de uma importância estratégica ímpar para a consolidação de um novo modelo de atenção à saúde no Brasil. Para alguns autores, entre eles Mattos; Mattos e Cecílio, deve ser pensada como uma imagem-objetivo, portanto polissêmica, com variados sentidos. Essencialmente, trabalhamos com a concepção de integralidade como uma dimensão/valor das práticas de saúde. Além de contribuir nessa organização, a integralidade busca uma apreensão ampliada das necessidades de saúde da população atendida. Portanto, pode ser entendida como um "tipo de marcador contínuo" que pode incluir os aspectos objetivos e subjetivos resultantes da interação/relação dos atores em suas práticas no cotidiano das instituições.
Devemos nos lembrar que, durante toda a década pós Constituição Brasileira de 1988, a marca registrada desse período foi a tensão entre o SUS e o modelo neoliberal na área da saúde representado entre outros aspectos pela redução de gastos públicos, políticas seletivas/focalizadas, incentivos às atividades privadas/mercado. O projeto reformador da saúde, consolidado na Reforma Sanitária brasileira, deparou-se assim, no início dos anos 90, com o forte conflito entre os desejos de mudanças oriundos de sua proposta original e a dura realidade política-econômica-social do período, o que resultou em maiores dificuldades para a implementação do sistema (e seus princípios), conforme Rocha.
1.1- PROGRAMAS:
O Programa Saúde da Família (PSF) foi criado em 1994, tendo como antecessor o PACS (Programa de Agentes Comunitários em Saúde), e nos seus primeiros anos de existência foi marcado por inquietações e críticas à sua proposta, conforme aponta Paim. Posteriormente, num sucessivo acréscimo de novas proposições, normatizações, modalidades de incentivo (financiamento) e consolidação de práticas inovadoras e exitosas em vários municípios brasileiros, passou a ser considerado como estratégia de reestruturação do sistema de saúde, a partir da Atenção Básica. Tem como pressupostos a implementação dos princípios do SUS, e, portanto, caráter
...