Segurança Publica
Pesquisas Acadêmicas: Segurança Publica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FernandaSouza • 24/8/2013 • 6.756 Palavras (28 Páginas) • 319 Visualizações
http://www.administracaovirtual.com
A ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS – TRADICIONAL
Cláudio Silva – Março 2009
1. Definições e Conceitos
Vamos verificar as definições da atividade de cargos e salários, de forma separada.
CARGO: para Lacombe (2004) é um conjunto de atribuições de natureza e requisitos semelhantes e que têm responsabilidades específicas a serem praticadas pelo seu ocupante (do cargo).
Para Chiavenato (1999) é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. Cargos são intencionalmente desenhados, projetados, delineados, definidos e estabelecidos dentro de uma racionalidade: a busca da eficiência da organização.
A atividade de cargos cuida da análise e da avaliação de cargos, considerando os critérios já estabelecidos a cada cargo e em relação aos demais, observando as responsabilidades e limitações para o seu desempenho.
SALÁRIO: é a contraprestação em dinheiro, recebida periodicamente pelo corpo funcional, em face de um trabalho desenvolvido num espaço de tempo previamente definido.
O estudo de cargos e salários é, segundo Qualitas (2005, apud ARAUJO, 2006, p. 46)
{...} um instrumento que permitirá à empresa a administração de seus recursos humanos na contratação, movimentações horizontais (méritos) e verticais (promoções) de seus profissionais e retenção de talentos da empresa. A definição de cargos e salários estabelecerá uma política salarial eficaz que permitirá a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos; assim como subsidiará o desenvolvimento do plano de carreiras.
Tarefa: conjunto de elementos que requer o esforço humano para determinado fim, e quando tarefas suficientes se acumulam para justificar o emprego de uma pessoa, surge, então, a função.
Função: é definida por representar um conjunto de deveres, tarefas e responsabilidades que requerem serviços de uma pessoa. Sendo assim, quando há um conjunto de funções similares forma-se o cargo, que passa a ser entendido também como um grupo de funções idênticas na maioria ou em todos os aspectos mais importantes das tarefas que as compõem.
TIPOS DE SALÁRIOS:
Nominal (ou bruto) > é aquele que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os documentos legais. Pode se expresso em hora, dia, semana, mês, etc..
Efetivo (ou líquido) > É o valor efetivamente recebido pelo empregado, já descontadas as obrigações legais (INSS, IR,etc.).
Salário Complessivo > É ó que tem inserido no seu bojo, toda e qualquer parcelaadicional (hora extra etc.).
Salário Profissional > É aquele cujo valor está expresso na lei, e se destina, especificamente a algumas profissões (por exemplo, médicos, engenheiros, psicólogos).
Salário Relativo > É a figura de comparação entre um salário e outro na mesma empresa.
Salário Absoluto > É o montante que o empregado recebe,l´quido de todos os descontos, e que determina o seu orçamento.
EQUILÍBRIO
Interno > Equidade na organização entre os cargos, e
Externo > Adequação salarial da organização frente ao mercado de trabalho
PADRÕES INTERNOS DE EQUIDADE
Capazes de traduzir a contribuição de cada pessoa na organização
Aceitos por todos na organização, como justos e adequados
Mensuráveis pela Organização e pelas pessoas
Coerentes e conscientes no tempo, ou seja, tenham perenidade mesmo em um ambiente turbulento e instável.
Simples e transparentes para que todos as pessoas possam compreendê-los e ter acesso a eles.
REMUNERAÇÃO
CONSIDERAÇÕES ESSENCIAIS
Motivação (Intrínseca e extrínseca)
Desempenho
Recompensas
Punições
Reforçadores de comportamentos
Social – Agradecimento em público
Simbólico – Passagens de avião
Relacionado ao Trabalho – Promoções
Financeiro – Ações da Empresa.
CARGOS E SALÁRIOS E AS DEMAIS FUNÇÔES DA GESTÃO DE PESSOAS
Recrutamento e Seleção > Excesso nas promoções e protecionismo
Treinamento e Desenvolvimento > Identificar o potencial em cada pessoa e promover o treinamento e o desenvolvimento em conexão com o sistema de cargos e salários
Planos de Carreira > A remuneração associada ao plano de carreiras vem a ser um fator base aos motivadores ligados ao cargo ocupado, à perspectiva de crescimento profissional
Avaliação de Desempenho > O desempenho não deve ser totalmente associado à remuneração financeira e, por muito menos, confundido como premiação para o bom desempenho, suplementam o plano de cargos e salários.
2. Implantação do Plano de Cargos e Salários
O Plano de Cargos e Salários é parte integrante da Remuneração Funcional, que tem como foco a remuneração por cargo; assim, o plano de cargos e salários vem, por intermédio das suas sete fases, a recompensar as pessoas da organização de forma tradicional.
A eficiência da prática da atividade de cargos e salários repousa no desenvolvimento aprimorado da descrição e especificação de cargos, uma vez que este representa um alicerce firme que possibilitará a fixação de salários internamente coerente.
Vamos então conhecer o plano de cargos e salários verificando cada fase. Observe o quadro a seguir.
FASES PARA A IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
FASES
ETAPAS
...