Semana ética
Casos: Semana ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daialves1311 • 27/3/2014 • 1.499 Palavras (6 Páginas) • 608 Visualizações
CASO CONCRETO:
1. Defina, fundamentando na legislação pertinente, o que significa renúncia, revogação e substabelecimento com ou sem reservas de poderes.
R: Renúncia o advogado deixa de atuar nos interesse de seu cliente, não necessita de concordância do cliente, mas deve dar ciência a este. Revogação o cliente revoga os poderes conferidos ao advogado. Substabelecimento o advogado transfere (sem reserva) ou compartilha (com reserva) os poderes que lhe foram outorgados.
2. Quais as diferenças e semelhanças entre a renúncia e o substabelecimento sem reservas de poderes?
R: Diferença é que na renuncia o advogado deve permanecer por 10 dias atuando no processo, e no substabelecimento a saída é imediata. Já a semelhança é que deixará de existir a representação do cliente pelo advogado.
3. Se a parte mencionada no caso acima procurar um advogado para regularizar a capacidade postulatória, como deverá proceder o advogado para ingressar nos autos do processo?
R: Caberá ao novo advogado apenas examinar os autos e caso tenha interesse em assumir a causa deverá juntar nova procuração.
Questões Objetivas:
1. Prescinde-se de constituição de advogado regularmente inscrito na OAB para o ajuizamento de ação na 1.ª instância da justiça do trabalho, ação, no valor de até vinte salários mínimos, no juizado especial cível,
a) habeas corpus e mandado de segurança.
b) e mandado de segurança.
c) e habeas corpus.
d) habeas corpus e ação popular.
2. O artigo 133 da Constituição Federal estabelece a indispensabilidade do profissional da Advocacia, ao prever que “o advogado é indispensável à administração da justiça”. Todavia:
a) há a dispensabilidade nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais;
b) há a dispensabilidade nos Juizados Especiais Cíveis e na Justiça do Trabalho (1ª Instância);
c) há a dispensabilidade nos Juizados Especiais Cíveis e na Ação Popular;
d) há a dispensabilidade nos Juizados Especiais Criminais e no Habeas Corpus.
3. A obrigatoriedade do visto do advogado em atos constitutivos de pessoa jurídica, sejam contratos sociais ou estatutos, decorre do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906, de 4 de julho de 1994), que dispõe sobre o exercício da profissão de advogado. Sobre esta obrigatoriedade é correto afirmar:
a) há dispensabilidade do visto para as sociedades empresárias em geral;
b) há dispensabilidade do visto para as sociedades limitadas;
c) há dispensabilidade do visto para as Microempresas e empresas de pequeno porte;
d) há dispensabilidade do visto para sociedades anônimas.
4. Assinale a opção correta de acordo com o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB.
a) Considera-se efetivo exercício da atividade de advocacia a participação anual mínima em cinco atos privativos da profissão de advogado, em causas ou questões distintas.
b) Procurador de Estado está desobrigado de inscrever-se na OAB, visto que sua capacidade postulatória já deriva da própria assunção desse cargo público.
c) Os honorários de sucumbência a que o advogado empregado faça jus, como regra, devem integrar o salário ou remuneração e, por isso, devem ser considerados para efeitos trabalhistas ou previdenciários.
d) As funções de diretoria e de gerência jurídicas em qualquer empresa pública, privada ou paraestatal, inclusive em instituições financeiras, são privativas de advogado, permitindo-se, entretanto, seu exercício por quem não esteja inscrito regularmente na OAB.
5. Esculápio, advogado, deseja comprovar o exercício da atividade advocatícia, pois inscreveu-se em processo seletivo para contratação por empresa de grande porte, sendo esse um dos documentos essenciais para o certame. Diante do narrado, à luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, o efetivo exercício da advocacia é comprovado pela participação anual mínima em:
a)seis petições iniciais civis.
b)três participações em audiências.
c)quatro peças defensivas gerais.
d)cinco atos privativos de advogado.
6.A multiplicidade de opções para atuação do advogado desenvolveu o ramo da Advocacia Pública. Assim, à luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, nela podem ser integrados o(a), exceto:
a) Advogado-Geral da União.
b) Defensor Público.
c) Advogado (Procurador) de Autarquia.
d) Advogado de Sociedade de Economia Mista.
7. Tício é advogado prestando serviços à Junta Comercial do Estado Y. Exerce a atividade concomitantemente em escritório próprio, onde atua em causas civis e empresariais. Um dos seus clientes postula o seu visto em atos constitutivos de pessoa jurídica que pretende criar. Diante do narrado, à luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a alternativa correta:
8. Assinale a alternativa CORRETA:
a) o mandato judicial ou extrajudicial não se extingue pelo decurso de tempo, desde que permaneça a confiança recíproca entre o outorgante e o seu patrono no interesse da causa.
b) concluída a causa ou arquivado o processo, a cessação do mandato ocorre com a ciência do constituinte acerca do encerramento do feito ou com a prestação de contas, se for o caso.
c) o advogado não deve aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, sem prévio conhecimento deste, ainda que por motivo justo ou para adoção de medidas judiciais urgentes e inadiáveis.
d) os advogados integrantes da mesma sociedade profissional, ou reunidos em caráter permanente para cooperação recíproca, podem representar em juízo clientes com interesses opostos, desde que haja expressa autorização dos constituintes.
9.
...