Sequencia Didatica
Artigos Científicos: Sequencia Didatica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Suesley2011 • 21/11/2014 • 938 Palavras (4 Páginas) • 679 Visualizações
UNIP – INTERATIVA
UNIVERSIDADE PAULISTA
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRATICA DE ENCINO – VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO
POSTAGEM 2 – ATIVIDADE 2
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
SUESLEY ALVES CAMPOS DO CARMO RA: 1301696
JUINA – MT
2014
Pratica de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo.
Sequencia didática
1. Identificação:
Nível de ensino: Ensino fundamental “6º” ano
Tema: Expressões Numéricas
Disciplina: Matemática
2. Justificativa:
As expressões numéricas são altamente necessária para solucionarmos problemas cotidianos. Através do conhecimento das operações básicas de matemática, bem como da interpretação dos dados contidos nos problemas, podemos organizar o problema, extrair suas informações principais, converte-los a um modelo matemático e, por fim, efetuar os cálculos para a sua resolução.
Nesta sequência didática, apresentarei artigos, experiências e propostas de atividades que, esperamos proporcionar a reflexão sobre expressão numérica.
3. Objetivo Geral
Contextualizar o problema, apresentar o desafio e validar as aprendizagens, levar os alunos a construir com autonomia conceitos de expressão numérica.
3.1 Objetivo Específicos
• Compreender e usar as regras das expressões numéricas;
• Expressar raciocínios por meio de expressões numéricas;
• Reconhecer que as expressões numéricas são uma forma de escrever um número.
4. Conteúdos
Expressão numérica com adição, subtração, multiplicação e divisão.
5. Recursos
Jogo Autódromo e cópia das atividades.
6. Tempo estimado
4 aulas.
7. Desenvolvimento das etapas
1ª etapa.
Para dar inicia ao tema Expressão Numérica, apresente a seguinte situação a turma. “Para produzir uma bolsa, uma fábrica gasta 12 reais por unidade. Além disso, há uma despesa fixa de 30 reais independentemente da quantidade produzida. Quantos reais são gastos para produzir 160 bolsas? Peça que registrem as hipóteses para calcular o valor gasto na produção. Em seguida, reúne os em grupo para que discutem as ideias, socialize as repostas. Questione como os alunos resolveram a questão. Fizeram cálculos separados? Espera se que tenham notado a necessidade de adicionar as despesas fixa ao valor a ser gasto, na produção de 160 bolsas, ou seja, primeiro calcula-se o gasto com as bolsas (12x160) e depois adiciona-se a despesa de 30 reais ao resultado da multiplicação. Observe se alguém optou pela expressão numérica 30+12x160. Se essa opção não tiver aparecido, apresente-a na lousa e peça que a turma faça o cálculo.
É possível que eles sigam por dois caminhos 30+12x160= 42x160=6720 e 30+12x160= 30+1920=1950. Questione qual deles representa adequadamente a situação da produção de bolsas. Porque? O que isso significa? Converse com os alunos sobre a particularidade de resolver primeiro a multiplicação e explique que se trata de uma convenção matemática e que, tal como essa, está estabelecido também que as divisões devem ser resolvidos antes das adições e das subtrações.
2ª etapa
Descrera-lhes os sinais de associação numa expressão numérica ( ) parênteses [ ] Colchetes { } chaves. Esses sinais indicam que devemos resolver as operações neles contidos seguindo esta ordem: efetuam-se primeiro as operações entre parênteses depois as operações entre colchetes e, finalmente aquelas que estão entre chaves.
Apresente a turma a seguinte situação: “Pedro com uma calculadora, multiplicou 18 por 6. Subtraiu 10 do resultado, dividiu o que obteve por 7. Adicionou o resultado a 3. Multiplicou
...