Serviço social
Por: monyke15 • 29/6/2015 • Trabalho acadêmico • 518 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais
Faculdade de Serviço Social
Disciplina: Construções Teórico-Metodológicas do Serviço Social IV
Discente: Maria Helena
Docente: Monique Monteiro
Estudo Dirigido do texto A tradição Marxista e a Reconceituação Latino-Americana do Serviço Social: avanços e equívocos em um encontro necessário. MARCONSIN, C . Texto didático. Rio de janeiro, FSS/UERJ, 2009.
1) Oque representa a “ erosão da legitimidade do Serviço Social tradicional ” e qual o seu contexto.
A erosão da legitimidade do Serviço Social ocorre em um contexto histórico de grandes contestações e lutas por mudanças na sociedade capitalista, seus valores, cultura, teorias, ideologias e politica. Este movimento contrário, a ordem burguesa influencia diversos setores e profissões inclusive o Serviço Social que passa a ser questionado quanto ao conservadorismo presente em sua teoria e prática profissional, estas indagações dão inicio a “erosão da legitimidade do Serviço Social tradicional”.
2) Quais as características e criticas do movimento de reconceituação?
O movimento de reconceituação tem como características o questionamento do Serviço Social tradicional, em relação a sua pratica e teoria, busca-se a renovação através de uma nova fundamentação teórica que servisse de base a ação profissional, aproxima-se assim de varias correntes criticas, entre elas a teórica marxista. O movimento de reconceituação faz critica ao Serviço Social tradicional, seja pela sua origem, forma de atuação, perspectiva conservadora e o pragmatismo na profissão.
3) Quais os avanços e equívocos do encontro do Serviço Social com a tradição marxista?
O encontro do Serviço Social com a tradição marxista foi de grande importância para a evolução da profissão, trouxe vastas possibilidades de avanço para a compreensão do significado social da profissão, para o entendimento de novos parâmetros no trabalho profissional, para elaboração teórica de amplos segmentos de assistentes sociais, porém de acordo com alguns autores, a aproximação com a teoria marxista também produziu equívocos como o não rompimento total com o conservadorismo presente na profissão, ou seja, houve uma ruptura politica que não acompanhou a ruptura teórica, a corrente marxista foi incorporada de forma enviesada aos assistentes sociais, devido ao ecletismo teórico, constrangimentos políticos, do desconhecimento das fontes clássicas e da cultura sócio-profissional contida profissão.
4) Confusionismo ideológico e militantismo, como a autora qualifica essas duas características do movimento de reconceituação?
O confusionismo ideológico se caracteriza por uma síntese dais principais particularidades dos movimentos sociais da época, contida entre as “inquietudes da esquerda cristã”, as “gerações revolucionaras”, “não ortodoxas” e “não tradicionais” sob a base do marxismo mais dogmático, no militantismo verifica-se um ofuscamento das barreiras entre a profissão e o militantismo onde há uma abstração das dimensões politicas do exercício profissional, relacionando o fazer como um ato heroico ou messiânico, reduzindo a função retora da teoria.
...