Serviço Social Como Mediador De Escola E Sociedade
Artigo: Serviço Social Como Mediador De Escola E Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adeane • 14/3/2015 • 2.129 Palavras (9 Páginas) • 321 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ADEANE BARBOSA DE CARVALHO
SERVIÇO SOCIAL COMO MEDIADOR DA ESCOLA E SOCIEDADE
PROJETO DE PESQUISA
Salvador/Ba
2014/2
ADEANE BARBOSA DE CARVALHO
SERVIÇO SOCIAL COMO MEDIADOR DA ESCOLA E SOCIEDADE
PROJETO DE PESQUISA
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina]. Estatística e indicadores sociais, Processo de trabalho e serviço social, Comunicação social na prática do assistente social, Estágio curricular obrigatório III e Seminário VI.
Profs. Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rodrigo E. Zambon e Valquira Caprioli.
Salvador/Ba
2014/2
Súmario
Introdução..........................................................................01
Delimitação e formulação do problema...........................02
Formulação dos objetivos geral e espécifico.................03
Justificativa.........................................................................04
Metodologia........................................................................05
Revisão bibliográfica.........................................................06
Cronograma da pesquisa..................................................07
Orçamento..........................................................................08
Resultados esperados......................................................09
Referências........................................................................10
1- Introdução
O presente trabalho tem como finalidade, contribuir com o processo de discussão sobre a presença do Serviço Social na educação que vem se estendendo desde dá década 1990. E conhecer os impasses enfrentados pelos os profissionais de Serviço Social na área, pois existe uma política que exige que tenha participação efetiva desse profissional, buscando a legitimação e a inserção do Assistente Social na educação.
Nessa mesma linha de raciocínio, destacamos a existência de projetos de lei que recomendam a presença de assistentes sociais e psicólogos no ensino básico, tal como projeto de lei nº 60/2007, em tramitação na Câmara Federal. Ainda no âmbito legal, a Lei nº 12,101/2009 (Brasil, 2009) trata, da obrigatoriedade das chamadas instituições educacionais filantrópicas de disponibilizarem bolsas de estudos aos estudantes que se encontram em fragilidade sócio econômico (tornando, estes espaços, importantes empregadores de assistentes sociais), além de recentíssima Lei Nº 12.677/2012 (Brasil, 2012), que dispõe sobre a criação de cargos efetivos para profissionais da educação junto ao MEC, dos quais 589 são para assistentes sociais.
Nesta mesma perspectiva faz-se necessário um aprofundamento da reflexão sobre uma concepção de educação coerente com o projeto ético-político profissional, que por sua vez, orienta o debate das particularidades do trabalho do assistente social nesta política pública, assim como as ações profissionais, no sentido de fortalecer as lutas sócias em defesa de uma educação emacipadora.
2- Delimitação e formulação do problema
A escola sendo uma porta de entrada á comunidade, ela está sujeita aos conflitos e limites gerados pelas expressões da questão social que reflete no âmbito escolar. Por conta disso que se faz necessário a atuação do Serviço Social na educação, para que assim possa está atuando nos conflito existente e mediando essa problemática que existe entre essas pessoas, que muitas das vezes são desprovidas dos seus direitos e vive em situação de vulnerabilidade e em um conflito constante.
3- Formulação dos objetivos geral e específica
Geral:
• Contribuir para uma reflexão acerca do impasse
enfrentado pelo Serviço social na educação.
Específico:
• Conhecer o porquê que existe esse impasse para atuação do Serviço Social na educação.
• Conhecer os conflitos existentes na área da educação.
• Refletir acerca da importância do Serviço Social na educação.
4- Justificativa
A proposta desse projeto é viabilizar a importância do Serviço Social na educação, pois no atual contexto brasileiro, nota-se que o ensino tem se mostrado insuficiente, no que se refere à quantidade de vagas para o atendimento dos alunos, tendo como um dos grandes desafios à melhoria de sua qualidade. É daí q surgi à necessidade da atuação do Serviço Social na área.
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS 2001) acredita que com a atuação do Serviço Social nas escolas melhora o baixo rendimento escolar, a evasão escolar, o desinteresse pelo aprendizado, problemas com as disciplina, a vulnerabilidade as drogas dentre outras coisas.
Neste contexto compreende-se que são muitas as contribuições que o assistente social,
...