TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Contemporaneo

Monografias: Serviço Social Contemporaneo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

SERVIÇO SOCIAL COMTEMPORÂNEO

A profissão do Serviço Social, ao longo de sua trajetória, foi se moldando delineadamente, e em cada momento histórico, buscou e criou bases necessárias para sua razão de ser na sociedade. Desta forma, obteve conquistas bastante avançadas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional advindas de pesquisas, lutas e persistência. Tendo a oportunidade de conquistar novos espaços ocupacionais.

As convergências históricas objetivam-se sob a forma de uma função pedagógica assumida pelos Assistentes Sociais em sua história profissional. O primeiro perfil refere-se ao surgimento da profissão. Classificado como pedagogia da “ajuda” baseia-se na visão psicologizada da questão social, atuando na perspectiva de uma reforma moral. O segundo surge com as experiências do Desenvolvimento de Comunidade e é denominado de pedagogia da “participação”. Com bases na teoria modernizadora, este perfil redimensiona a “ajuda” para a “auto-ajuda” e para “ajuda mútua”. O terceiro tem início na década de 70 e é consolidado nos anos 80. Articulado ao projeto ético-político da profissão este perfil refere-se à construção de uma nova pedagogia emancipatória das classes sociais dominadas, apresentando-se como uma alternativa ao trabalho tradicional conservador.

Outro grande impacto foi que os profissionais se tornaram mais progressistas, vendendo a sua força de trabalho, se reconheceram como trabalhadores, e com compromisso de defender os direitos dos trabalhadores.

Na atualidade podemos mencionar o crescimento do atendimento do profissional de serviço social na área da saúde e nas instituições privadas, crescendo a sua atuação dentro dos recursos humanos, na assessoria gerencial, e nas ONGs.

Na área da saúde a missão do assistente social é prestar assistência aos pacientes e familiares despertando neles uma consciência critica e incentivando a busca de alternativas para a solução do problema apresentado, num exercício de cidadania.

Na área empresarial o campo do serviço social exige em alguns casos que o assistente social seja capaz de acessar redes de comunicação, ter o domínio da computação e de outro idioma. Hoje se pode dizer que o perfil que se busca no assistente social é que esse profissional seja qualificado e que esteja sintonizado aos processos sociais.

Nas ONGs o trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistências para a população que encontra-se desamparada,fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada,lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com