Sintese De Matematica
Casos: Sintese De Matematica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leaflohr • 27/4/2013 • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 2.190 Visualizações
Síntese do texto - A educação matemática e o desenvolvimento da criança de Terezinha Nunes, Tânia Maria Mendonça Campos, Sandra Magina e Peter Bryant
O papel da educação na visão sociocultural da inteligência
O texto apresentado menciona a relação entre a educação matemática e o desenvolvimento da inteligência. Segundo Nunes e seus seguidores, este tem sido um dos temas mais discutidos na educação nos últimos tempos. Enquanto que para o senso comum a inteligência é um dom, um potencial determinado geneticamente, que a educação pode desenvolver, pois quanto melhor a educação, quanto mais variadas às oportunidades, maior o desenvolvimento da inteligência. A Psicologia do Desenvolvimento (Vigotsky e Luria) tem o funcionamento da inteligência, como uma teoria sociocultural da inteligência. Desta forma, a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da inteligência porque é através da educação que aprendemos a utilizar os instrumentos culturalmente desenvolvidos que amplificam as nossas capacidades. Porém, nem todos os instrumentos amplificadores de nossas capacidades são objetos concretos, muitos são objetos simbólicos, ou seja, são sistemas de sinais com significados culturalmente determinados, como a linguagem e os sistemas decimais. Sendo assim, pode se dizer que os sistemas de numeração ampliam nossa capacidade de registrar, lembrar e manipular quantidades.
Segundo a teoria sociocultural da inteligência, quando a criança aprende a contar, ela poderá começar a usar a contagem como um instrumento de pensamento, para auxiliar sua habilidade de registrar e lembra-se de quantidades, amplificando assim, a sua capacidade de resolver problemas.
Terezinha Nunes e Analucia Schiliemann com o objetivo de examinar se a criança compreende as dificuldades do nosso sistema de numeração, desenvolveu uma técnica simples, porém objetiva. Para ambas as autoras, na sequência numérica supõe uma organização, que chamamos composição aditiva. Além disso, num sistema numérico, com a base dez, no caso do nosso sistema de contagem em português, existe uma organização de natureza multiplicativa. Esta organização multiplicativa significa que as unidades contadas podem ter valores diferentes: podem ser unidades simples, dezenas, centenas, unidades de milhar, enfim.
Segundo pesquisa desenvolvida por Nunes e seus colaboradores em Situações em que a criança precisa contar unidades de valores diferentes, e coordená-los numa quantia única; verificou se que:
1- Crianças com 4 anos: Raramente resolvem problemas de contagem de moedas.
2- Crianças com 5 anos: Ainda apresentam dificuldades para contar moedas.
3- Crianças com 6 anos: A maioria das crianças resolvem problemas de contagem de dinheiro.
4- Crianças com 7 anos: Ainda podemos observar dificuldades na compreensão da composição aditiva dos números.
Sendo assim, verificou se que a dificuldade encontrada pelas crianças não estão ligadas a memória e sim ao conceitual. A criança não consegue compreender as adições implícitas na contagem embora seja capaz de contar usando a sequência numérica.
Portanto, para mostrar que uma criança realmente compreende a organização do sistema numérico decimal, é preciso mostrar que ela compreende a ideia de que as diferenças de que existem unidades de valores diferentes no sistema e que as diferentes unidades podem ser somadas, formando uma quantia única.
Para Piaget a criança deve construir a compreensão da ideia de número a partir das noções que desenvolve de adição e subtração.
Quando a criança compreende que as quantidades só se alteram por meio de adição e da subtração, ela chega à conclusão de que, se nada foi acrescentado e nada foi retirado das fileiras, as quantidades ficam iguais.
Segundo Nunes e seus seguidores é importante ensinar o sistema de numeração decimal às crianças por alguns motivos:
1-Sem um sistema
...