Sociedade Da Informação
Monografias: Sociedade Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzanekinak • 1/5/2014 • 2.209 Palavras (9 Páginas) • 217 Visualizações
Umuarama - PR
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
4 CONCLUSÃO 10
5 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Atualmente o mundo esta vivendo a chamada era da tecnologia na qual o importante autor da teoria da administração Peter Drucker foi uma das primeiras pessoas a chamar o momento na qual estamos presenciando de a era da informação.
Podemos determinar o inicio da era da informação a partir da atitude dos soldados americanos que, após voltar da II guerra mundial, tinham como uma das principais exigências as suas colocações imediatas em alguma universidade. Hoje isso pode parecer obvio, mas na época foi muito marcante visto que aqueles que voltaram da guerra aspiravam apenas por um emprego seguro.
A era da informação esta sendo uma mudança radical social, assim como estão exigindo essas mudanças nos trabalhos também esta existindo essa mudança por horários melhores que sejam flexíveis aos trabalhadores e as empresas num conceito atual.
Com os horários flexíveis veremos uma série de vantagens tanto para o empregador quanto para o empregado, principalmente quando é levado em conta que a flexibilidade nos dias de hoje deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade. Se até pouco tempo atrás a remuneração era o que mais pesava na hora de atrair e reter talentos, hoje as melhores empresas mostram que oferecer flexibilidade virou o benefício mais eficiente para manter a equipe de colaboradores motivados.
De acordo com a tendência atual do mercado, as pessoas estão trocando excelentes salários e jornadas de trabalho rígidas pela liberdade de trabalho tanto em lugar como em horário flexível, porém nem todos têm o perfil para realizarem tais atividades, porque para tal é exigido do mesma capacidade de autogestão, disciplina, foco, responsabilidade e comprometimento, características essas escassa no perfil de certos colaboradores.
2 OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é levar a compreensão sobre o horário flexível, as tendências do mercado atual no que se referem á flexibilidade do trabalho e suas vantagens para o empregador e colaboradores.
Um dos aspectos a ser tratado é sobre o que é um grupo e uma equipe, como são desenvolvidos, quais os grupos que neles se compõem. E também será abordado o assunto que trata sobre em que eram a internet estas quais são os seus pontos positivos para a implantação e funcionamento do horário flexível e como a comunicação interfere no nosso dia a dia.
3 DESENVOLVIMENTO
Estamos vivenciando a era da informação, na qual o capital principal das empresas esta se tornado o Ser Humano, onde as mesmas precisam pensar cada vez mais e se veem obrigadas a pensar nas pessoas. E o horário flexível vem junto com esse pensamento onde algumas empresas podem ser beneficiadas como o aumento da produtividade e para o funcionário. O homem dos dias atuais se encontra a cada dia com seu tempo menor e com isso o estresse e a fadiga vão se tornando maiores com o passar do tempo. Por isso o horário flexível vem se tornando uma alternativa bastante adotada por varias empresas, principalmente aquelas que buscam um diferencial perante o mercado e seus concorrentes.
A motivação tem sido vista como uma saída para a melhora do desempenho profissional no que diz respeito tanto na produtividade quanto a saúde organizacional e a satisfação dos trabalhadores. O gestor deve saber agir, saber ouvir e ter uma visão estratégica ao verificar a possibilidade de flexibilização de horário. A comunicação é fundamental para ajudar ambas as partes o entendimento.
A falta de tempo é uma das principais insatisfações do funcionário no ambiente de trabalho. Tem sido frequente a procura por trabalhos com condições de trabalho melhores de como não precisar trabalhar nos finais de semana e feriados.
As principais vantagens que o empregado pode obter:
Cumprimento da jornada dentro do horário escolhido pelo empregado, sem prejuízo do trabalho e sem precisar justificar ausências e faltas.
Possibilitar que o empregado possa programar sua vida pessoal (Levar ou buscar os filhos na escola, praticar alguma atividade física, realizar algum curso e etc.).
Estabelecer uma parceria entre empregador e empregado.
Fica mais motivado, pois sabe que pode contar com a empresa para resolver assuntos pessoais durante o expediente se necessário.
As principais vantagens para a empresa que a empresa pode obter é:
Maior produtividade
Deixa de se preocupar com horários de entrada e saída e passa a focar apenas o resultado dos trabalhadores.
Permanência de bons trabalhadores.
Pode se dizer que existem basicamente três modalidades de horários flexíveis, a saber:
A) Horário Flexível Diário: Quando o empregado tem liberdade de entrar e sair no trabalho no horário que quiser, podendo variar de um dia para o outro, sem horário de permanência obrigatório durante o dia, devendo, no entanto, 44 horas semanais.
B) Horário Flexível Integral ou Horário Livre: Pelo qual os empregados tem total independência para gerir o seu próprio tempo de trabalho, de acordo com as tarefas que tem a realizar.
C) Horário Fixo Variável: No qual a empresa permite aos empregados optar por um, entre diversos horários propostos, que devera ser cumprido com a mesma rigidez com que são cumpridas as jornadas convencionais da empresa.
Uma das pioneiras a oferecer horários de trabalho flexíveis no Brasil foi a multinacional de tecnologia IBM. No começo do ano de 2000, a empresa foi uma das primeiras empresas a permitir que alguns funcionários trabalhassem fora da
...