Sociedade E Organizações
Exames: Sociedade E Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maycon7ad • 24/8/2014 • 647 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
1ª Questão: A ciência Weberiana se define como um esforço destinado a compreender e explicar os valores aos quais os homens aderiram, e as obras que construíram. Segundo Weber, o atributo particular da ética protestante é exaltar o “trabalho”. Explique qual é a perspectiva Weberiana sobre o trabalho e quais suas consequências para o mundo organizacional capitalista.
A perspectiva Weberiana sobre o trabalho ocupa um lugar fundamental na ética protestante, pois se constitui na própria finalidade da vida. Sendo o CAPITALISMO PROTESTANTE inspirado na justiça rígida e na razão, enfatizava-se a recompensa segundo o merecimento individual.
As conseqüências para o mundo organizacional capitalista eram a união entre o desejo do lucro e da disciplina racional, já que as empresas que existiam tinham o objetivo de produzir o maior lucro possível sendo o meio organizacional racional do trabalho e da produção.
2ª Questão: Ao longo do século XX, a globalização do capital foi conduzindo ao intercâmbio da informação e dos padrões culturais e de consumo. Isso se deve não apenas ao progresso tecnológico, mas sobre tudo ao imperativo dos negócios. Em função do exposto, explique como foi a reestruturação do mercado de trabalho no Brasil a partir da década de 1990, que acarretou e continua acarretando no país profundas transformações econômicas oriundas do referido imperativo dos negócios desde então vigentes.
A reestruturação do mercado de trabalho no Brasil a partir da década de 1990 se deu em função de uma operação econômica do Brasil, onde foi implantado o Plano Real, ocorrendo uma estabilização nos preços e melhor distribuição da renda, tendo como ponto negativo o crescimento do trabalho informal.
O mercado brasileiro começou a adotar uma economia aberta com troca de capital com o resto do mundo, o que impactou significativamente as mais diversas indústrias. A reestruturação severa da produção e organização do trabalho, acarretou em diminuição dos postos de trabalho e perda do dinamismo da economia.
Observa-se que surgiram novas formas de ocupações e de contratos de trabalho, momento em que as mulheres ingressaram no mercado de trabalho, ocorrendo a heterogeneização do trabalho.
O resultado mais brutal destas transformações é a expansão, sem precedentes, do desemprego estrutural, que atingiu o mundo em escala global.
A medida que o tempo passa e as complexidades das inovações tecnológicas se aceleram, cresce a necessidade das empresas de profissionais ligados ao conhecimento como conseqüência desta situação os trabalhadores de baixa escolaridade são “empurrados” para fora do mercado de trabalho.
O mercado de trabalho brasileiro visa até hoje a capacidade de se utilizar das tecnologias para obtenção de vantagem plena, submetendo o país a grandes transformações econômicas.
3ª Questão: As sociedades industriais ocidentais são dependentes das organizações para o seu funcionamento e sobrevivência. Explique em virtude desta relevância a interdependência das organizações com a sociedade.
A interdependência existe em virtude de que nenhuma organização possui autonomia, fato que corrobora para a dependência entre
...