Supervisão Educacional
Ensaios: Supervisão Educacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Graacarioca • 20/3/2014 • 652 Palavras (3 Páginas) • 1.309 Visualizações
Resumo do livro: Supervisão Educacional Para uma Escola De Qualidade da formação à ação.
Autor: Naura Syria Carapeto Ferreira
A obra resenhada constitui numa experiência em pesquisa-ação e aborda questões das naturezas diferentes, mas de igual importância. A primeira refere-se ao espaço a ao objeto de trabalho do supervisor escolar, a segunda, à relação entre o projeto pedagógico da escola e a mudança político-partidária na administração pública. O livro é uma efetiva contribuição para o avanço do conhecimento a respeito do processo de supervisão escolar e da ação supervisora no contexto educacional, sendo leitura obrigatória por parte de todos os que se interessam pelo ensino.
Segundo a autora, este trabalho foi desenvolvido visando contribuir com estudantes de Pedagogia para verificar quais as funções do pedagogo supervisor dentro da instituição escolar, e também a importância do pedagogo e as principais áreas de atuação do pedagogo como supervisor na escola, tendo como enfoque principal a abrangência e objeto da função supervisora dentro da escola.
Por meio de pesquisas bibliográficas de diferentes estudiosos, entre eles: Alarcão, Ferreira, Gramsci, Silva, Vasconcelos, percebeu-se crescente preocupação em torno das atividades que o pedagogo supervisor realiza ou deve realizar dentro da escola, pois esse profissional é um elemento importante partindo do ponto que ele participa do Projeto Político Pedagógico da escola da sua elaboração com os componentes estruturais, conceituais, os fundamentos e finalidades; e da utilização do que é, e do que se pretende que seja o trabalho educativo. O supervisor é responsável em atuar com o grupo de educadores coordenando e promovendo reflexão no sentido da construção de uma competência docente coletiva. Enfim a supervisão tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar é necessário ressaltar sem desconsiderar o restante da equipe, que o supervisor escolar deve ser inovador, ousado, criativo e, sobretudo um profissional de educação comprometido com seu grupo de trabalho. O supervisor escolar deverá ser capaz de desenvolver e criar métodos de análise para detectar a realidade e gerar assim estratégias para agir.
Cabe à Supervisão Escolar assessorar a Direção Pedagógica quanto à metodologia do ensino e prestar contínua assistência didático-pedagógica aos docentes, pois, o mundo está passando, num ritmo acelerado, por grandes transformações e os educadores devem estar à frente dessa nova realidade, com o desafio de transmitir conhecimentos, informações e valores que conduzirão o aluno para uma sociedade mais culta, justa e consciente dos seus direitos e deveres. O fazer pedagógico diário deve ser acompanhado e incentivado através de textos, sugestões de bibliografia, intervenções e participações sistemáticas da Supervisão Escolar, sempre ciente da importância de seu papel para promover um trabalho conjunto da escola como sujeito ativo na formação de sociedade moderna e mais humana.
Para que o papel do supervisor torne -se eficaz se faz necessário que os pedagogos supervisores ocupem no Sistema Educacional um espaço de intermediação e articulação entre a condução da política educacional e as instituições escolares, atuando com a equipe de gestão, auxiliando
...