Suprimentos
Projeto de pesquisa: Suprimentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kmila86 • 5/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 343 Visualizações
Introdução
Suprimento é o item administrativo, movimentado, armazenado, processado e transportado pela logística. O termo nasceu junto com a logística, derivado da palavra cadeia de suprimentos utilizado para definir diversos materiais.
O planejamento e gerenciamento do setor de suprimentos são elementos fundamentais para atender as necessidades no atual momento, mostrando e apontado alternativas que visam melhorar o desenvolvimento das empresas e alcançar os objetivos propostos.
Nas ultimas décadas a cadeia de suprimentos visam atingir suas metas individualmente, otimizando as operações estratégicas mesmo assim ocorrem desequilíbrios que vão acontecendo no decorrer dos processos.A partir daí e hora de realizar investimentos proporcionais em pesquisa que busquem pontos alternativos e inovadores que sejam eficientes para logística atual a fim de sustentar o ritmo atual de desenvolvimento.
Nas pequenas organizações hoje em dia forma um serviço único no qual se agregam ao armazém de matérias-primas e o serviço de compras, de um lado, e o serviço de vendas, de outro.
1. Suprimentos
A logística e os processos logísticos passaram por um processo de evolução, gerando mudanças que vão desde o treinamento e capacitação da mão-de-obra às máquinas e equipamentos modernos.
Atualmente esta cada vez mais raro encontrar a área de compras subordinada a um gerente geral ou Diretor de Suprimentos. É surpreendente que ainda hoje existam compradores que escolhem seus fornecedores se baseando em critérios simplórios, como o preço mais barato, sem perceber as perdas decorrentes de lead times longos e diversos riscos. Esta desconexão não precisa ocorrer se houver um alinhamento entre demanda e oferta. Assim, o gestor de suprimentos deve desenvolver sua base de fornecedores, porém também deve promover o menor gasto logístico total e oferecer os níveis de qualidade e de serviço esperados pela sua empresa. Tinha-se o conceito de que “quem produz controla”, ou seja, o PCP reportava-se ao Gerente de Produção, conforme demonstrado na figura 1.
1.1 Função Suprimentos
Para Marco Aurélio P. Dias
“O objetivo é otimizar o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios internos da empresa, minimizando as necessidades de capital investido.” Ou seja;
Assegurar e garantir a compra de produtos, matéria prima, materiais e serviços considerando os seguintes fatores: em tempo hábil, na quantidade e qualidade necessárias, ao menor risco de falta e ao menor custo garantindo a continuidade do fluxo produtivo.
Ações de Suprimentos
Prospecção de fornecedores e materiais (strategic sourcing);
Desenvolvimento de fornecedores;
Pesquisa de preços;
Análise e decisões sobre terceirização (make-or-buy);
Gerenciamento dos relacionamentos;
Especificação dos materiais e gestão de cadastros (PDM);
Gestão de contratos e cumprimento dos acordos (service level agreement);
Gestão de estoques (nível de serviço e capital empregado);
Planejamento (previsão de demanda e plano de compras);
Controle orçamentário;
Execução das compras (emissão de pedidos rotineiros e compras maverick);
Acompanhamento dos pedidos (follow-up);
Desembaraço das importações;
Recebimento do material (físico e fiscal);
Garantia e controle da qualidade;
Execução das devoluções e substituições;
Controle de documentos e de contas a pagar;
Auditoria de fornecedores;
Gerenciamento de gastos (contenção e redução);
Contratação de serviços (fretes, viagens, seguros etc.); e
Acompanhamento do mercado fornecedor e de suas tendências.
2. Sub funções de Suprimentos
A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.
Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, atéas operações gerais de controle de estoques etc.
2.1 Comprar
O mais difícil setor de um almoxarifado é, sem dúvida, o de compras. Para os não acostumados com essa atividade, comprar resume-se em trocar moeda por bens materiais, com base no menor preço. É comum ouvir-se que, por incúria, desleixo, falta de atenção e principalmente por falta de conhecimentos indispensáveis foi efetuada uma aquisição de material que não corresponde à necessidade dos serviços a que só destina.
Na verdade, o que faltou foi conhecimento exato do desejado, seu real valor, sua clara especificação e as quantidades econômicas que deveriam ser previstas. É fator importante, na difícil arte de comprar, cingir as aquisições aos recursos técnicos e financeiros preestabelecidos, ficando, assim, o responsável a salvo de excessos cujas consequências são imprevisíveis.
2.1.1 Receber
Não é bastante saber receber determinado material, pela verificação de sua quantidade e valor. Para bem receber é necessário conhecer o material nas suas diversas formações, desde a física até à analítica, para não se ficar sujeito às diferentes modalidades de ilaqueações de boa fé. O conhecimento perfeito das especificações da padronização
...