TECNOLOGIAS INTERATIVAS, UMA IMERSÃO AOS MUSEUS AFRO-BRASILEIROS “SE NÃO ME VEJO, NÃO COMPRO”
Por: Thiago Croix • 12/7/2018 • Trabalho acadêmico • 20.979 Palavras (84 Páginas) • 254 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
SISTEMAS PARA INTERNET
CAROLINE APARECIDA SIMÕES
RENATO VITURINO DA SILVA
THAGO PEREIRA CRUZ
NYASHIA:
TECNOLOGIAS INTERATIVAS, UMA IMERSÃO AOS MUSEUS AFRO-BRASILEIROS “SE NÃO ME VEJO, NÃO COMPRO”
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
CARAPICUÍBA
2018
CAROLINE APARECIDA SIMÕES
RENATO VITURINO DA SILVA
THAGO PEREIRA CRUZ
NYASHIA:
TECNOLOGIAS INTERATIVAS, UMA IMERSÃO AOS MUSEUS AFRO-BRASILEIROS “SE NÃO ME VEJO, NÃO COMPRO”
Trabalho de Conclusão de Curso de graduação, apresentado à disciplina Nome da Disciplina, do curso de Sistemas Para Internet da Faculdade de Tecnologia Do Estado de São Paulo – FATEC, como requisito parcial para a obtenção do título de tecnólogo.
Orientadora: Professora Sonia Regina Barbosa
Co orientador: Professor Mestre José Luís Barboza Lobianco
CARAPICUÍBA
2018
RESUMO
O brasileiro não tem o hábito de frequentar museus, é uma triste realidade ao qual queremos mudar isso representando o museu Afro-Brasileiro. O objetivo desse trabalho é desenvolver um site e um aplicativo interativo de forma que mude esse quadro atual sobre a relação do brasileiro e os museus. Trabalharemos conceitos que visam a interatividade, a aprendizagem dinâmica, acessibilidade, turismo transcendental, ancestralidade e conexão, pretendemos recriar a identidade visual do Museu como um ambiente digital, onde os sentimentos dos visitantes serão tratados virtualmente. O conteúdo deste projeto será a cultura africana, também falaremos sobre a diáspora africana em Brasil, sua resistência e a representatividade do povo negro. Realizamos uma pesquisa mercadológica para conhecer o consumidor de arte e sua visão referente ao museu, e descobrimos que o consumidor de arte gostaria de ser melhor representado. O projeto procura interagir com seus compradores e o próximo passo será expandir essas ações com outros públicos-alvo. A fim de tornar possível tal tarefa, este projeto irá levantar questões relativas aos padrões étnicos e o que realmente sabemos sobre a África.
Palavras-chave: Cultura Afro-Brasileira, Museu Afro-Brasileiro, Resistência Negra, Conservação História.
ABSTRACT
The Brazilian is not used to attend museums, it is a sad reality to which we want to change that representing the Afro-Brazilian museum. The objective of this work is to develop a website and an interactive application to change this current picture about the relationship between Brazilians and museums. We will work on concepts that aim at interactivity, dynamic learning, accessibility, transcendental tourism, ancestry and connection, we intend to recreate the Museum's visual identity as a digital environment where visitors' feelings will be treated virtually. The content of this project will be African culture, we will also talk about the African diaspora in Brazil, its resistance and the representativeness of the black people. We conducted a market research to know the consumer of art and his vision regarding the museum, and we discovered that the consumer of art would like to be better represented. The project seeks to interact with its buyers and the next step will be to expand these actions with other target audiences. In order to make such a task possible, this project will raise questions about ethnic patterns and what we really know about Africa.
Keywords: Afro-Brazilian Culture, Afro-Brazilian Museum, Black Resistance, Conservation History.
Lista de Gráficos
Gráfico 01 – Levantamento da Faixa Etária de mulheres negras avaliadas pelo Facebook 7
Gráfico 02 – Levantamento da Faixa Etária de homens negros avaliados pelo Facebook 7
Gráfico 03 – Setores de atuação de mulheres negras avaliadas pelo Facebook7
Gráfico 04 – Setores de atuação de homens negros avaliados pelo Facebook 7
Gráfico 05 – Possíveis problemas que as usuárias do Facebook enfrentam 7
Gráfico 06 – Possíveis problemas que os usuários do Facebook enfrentam 7
Gráfico 07 – Quantidade de Pessoas que deram 5 estrelas (base do Facebook)7
Gráfico 08 – Quantidade de Pessoas que deram 4 estrelas (base do Facebook) 7
Gráfico 09 – Principais categorias que o público comentou positivamente no Facebook 7
Gráfico 10 – Plataformas que os usuários gostam de acessar informações sobre museus 7
Gráfico 11 – Total entrevistado de reações positivas em redes sociais 7
Gráfico 12 – Total da utilização das redes sociais por todos os perfis de públicos-alvo7
Gráfico 13 – Necessidade da interação com cada perfil do usuário em diferentes redes sociais7
Sumário
1 INTRODUÇÃO7
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA7
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA7
1.3 HIPÓTESE7
1.4 OBJETIVOS7
1.4.1 OBJETIVOS GERAIS7
1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS7
1.5 JUSTIFICATIVA7
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
2.1TURISMO VIRTUAL7
2.1.1ÁFRICA7
2.1.1.1TERRITÓRIO AFRICANO7
2.1.1.2DIVERSIDADE DA CULTURA AFRICANA7
2.1.1.3ARTE AFRICANA7
2..1.2DIÁSPORA AFRICANA7
2.1.2.1NAVIOS NEGREIROS7
2.2 DESDOBRAMENTO DO ASSUNTO INICIAL 7
2.2.1 DESIGN7
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