TEORIA MASLOW
Ensaios: TEORIA MASLOW. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/8/2014 • 1.288 Palavras (6 Páginas) • 1.160 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Engenharia
Gerenciamento dos Empreendimentos da Engenharia
Engenharia Civil
A Teoria de Maslow e a sua aplicação na Gestão de Empreendimentos de Engenharia.
PROFESSOR: MARCILON FONSECA DE LIMA
ALUNOS: CRISTINA MARIA
DORALICE NOGUEIRA
ELIEL DIAS PEREIRA
Goiânia, Abril/2013
A Teoria de Maslow e a sua aplicação na Gestão de Empreendimentos de Engenharia.
Segundo Daniel Portillo Serrano em seu artigo Teoria de Maslow - A Pirâmide de Maslow, Maslow cita que o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá ideia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.
Claramente se vê que a aplicação dessa teoria em empresas é certeira. Em determinada empresa de engenharia de médio ao grande porte observada para o trabalho, notou se o claro desanimo e desmotivação por parte da maioria dos funcionários, por mais diversos motivos, como desvalorização do trabalho dos mesmos, salários baixos, regalias poucas e comida ruim. Isso sem duvida gera insuficiência dos mesmos nos seus deveres dentro da empresa. Ou seja a empresa economiza por um lado e tem elevados prejuízos por outro lado. Nesta empresa nota se claro, pessoas que se dizem satisfeitas com seu trabalho e ate salário, claro que são pessoas do cargo de chefia que tem maiores regalias e benefícios.
Segundo o artigo encontrado no site Cedet, o comportamento humano é explicado por Maslow através de cinco níveis de necessidades. Estas necessidades são dispostas em ordem hierárquica, desde as mais primárias e imaturas (tendo em vista o tipo de comportamento que estimulam) até as mais civilizadas e maduras.
Na base da pirâmide, encontra-se o grupo de necessidades que Maslow considera ser o mais básico e reflexivo dos interesses fisiológicos e de sobrevivência. Este é o nível das necessidades fisiológicas, que estimulam comportamentos caracterizados pelo verbo ter.
O segundo nível da hierarquia é constituído por uma série de necessidades de segurança. Uma vez atendidas as necessidades fisiológicas, a tendência natural do ser humano será a de manter. Na sequência, quando a segurança é obtida, surgem as necessidades de pertencer a grupos, associar-se a outras pessoas, ou seja, de se igualar. Estas necessidades são chamadas de sociais ou de associação. O passo seguinte na escala de necessidades é o da estima ou de “status”. Neste ponto, as necessidades de destaque, proeminência, reconhecimento e admiração por parte do grupo são manifestadas por ações que buscam diferenciar.
Embora as necessidades de estima sejam difíceis de serem superadas, dada sua dependência à receptividade de terceiros, Maslow sugere que em alguns casos elas podem ser adequadamente satisfeitas, liberando assim os indivíduos para atingir o nível mais alto da hierarquia. Quando isto ocorre, as necessidades de maximizar as potencialidades e de testar a própria capacidade farão com que as ações do indivíduo sejam dirigidas em busca do vencer. Este é o nível das necessidades mais maduras e construtivas da hierarquia de Maslow, conhecidas como necessidades de auto realização.
Necessidades Fisiológicas
As necessidades fisiológicas são bem óbvias e geralmente, se referem a requisitos para a sobrevivência do indivíduo ou da sua espécie. Alguns exemplos desta categoria são:
*Alimentação (água e comida)
*Respiração
*Reprodução
*Descanso
*Abrigo
*Vestimenta
*Homeostase
Necessidades de segurança
As necessidades de segurança referem-se à estabilidade ou manutenção do que se tem. Dentre as necessidades de segurança podemos exemplificar:
*Segurança física pessoal
*Segurança financeira
*Saúde e bem-estar
*Rede de proteção contra imprevistos
Necessidades de Associação
Depois que as necessidades fisiológicas e de segurança são atendidas, a terceira camada da pirâmide de Maslow fala de das necessidades de associação, que se referem às necessidades do indivíduo em termos sociais.
As necessidades de associação incluem aspectos que envolvem relacionamentos baseados na emoção, pois seres humanos precisam sentir-se aceitos e fazendo parte de algo. Alguns exemplos destas necessidades são:
*Amizade
*Intimidade (amigos íntimos, mentores, confidentes)
*Convivência social (círculos de convivência variados)
*Família
*Organizações (clubes, entidades de classe, torcidas, gangues)
A ausência destes elementos torna as pessoas suscetíveis à solidão, ansiedade e depressão. Muitas vezes a necessidade destes elementos pode, através da pressão dos pares sobrepor às necessidades psicológicas e de segurança. Um exemplo disse seria alguém que se expõe de maneira perigosa financeiramente, buscando justamente a aprovação afetiva de seus pares.
Necessidades de Estima
Após alcançar as necessidades fisiológicas, de segurança e de associação, o ser humano passa a perseguir a necessidade de estima, ou de ser respeitado em busca de autoestima e auto respeito. A estima é um desejo humano de ser aceito e valorizado por si e pelos outros. Note que neste caso não é apenas a busca de uma aceitação de um grupo e sim do reconhecimento pessoal e do grupo da sua contribuição e importância dentro dele.
Quando não se consegue atingir esta necessidade, aparece a baixa estima e o complexo de inferioridade.
Necessidade de Auto-Realização
Este é o último patamar da pirâmide de Maslow e as pessoas para terem esta motivação é necessário que as outras tenham sido satisfeitas. Esta necessidade se refere à motivação para realizar o potencial máximo do ser, ou seja, o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser, explorando suas possibilidades. Este pode ser considerado a motivação maior e a única verdadeiramente satisfatória para a natureza humana.
Como observado na empresa em questão a maioria das pessoas sente falta de muitos itens observados na pirâmide, dentro de cada divisão. Quando se pensa que em uma empresa privada os funcionários não tem direito ao menos agua gelada estamos tratando de itens referentes a necessidade fisiológica, quando se vê que há funcionários na mesma empresa tem férias atrasadas referentes a mais de 3 meses, vemos então o bem estar dessa pessoa na sua vida privada comprometido assim como no trabalho também. Pessoas trabalhando sobre pressão o tempo todo, por motivo de cobrança, falta de tratamento por parte dos chefes e das pessoas que ali trabalham, enfim são fatores que colaboram pra todo o mal estar e estresse presente na empresa.
São as necessidades humanas que geram em nós a motivação necessária para agirmos, despertando o melhor de nós. Um profissional motivado tem um rendimento melhor, executa suas tarefas com afinco e espelha outros colaboradores a produzir da mesma maneira, contribuindo com resultados mais satisfatórios para a organização. Quando motivados, os profissionais, mesmo em situações de conflito ou desafio, conseguem focar no positivo, refletindo sobre seus pontos de melhoria e buscando sempre o aperfeiçoamento. Tudo isso gera um bem estar e uma satisfação que se espalha para outras áreas.
Chefes, líderes e gestores devem ficar atentos a essas questões e sempre procurar motivar e desenvolver seus funcionários, proporcionando: um ambiente harmonioso onde cada um possa ampliar seu potencial máximo; capacitação profissional, para que cada colaborador esteja em constante crescimento; propondo novos desafios que inspirem e instiguem cada um a se superar, mostrando o potencial infinito que cada um possui; um bom salário de acordo com o cargo ocupado e principalmente, reconhecimento, para que cada colaborador se sinta importante como parte do todo e reconheça seu valor.
Na empresa envolvida no presente trabalho, notou se que somente a ideia de valorização e melhores condições de trabalho já é grande fator de motivação por parte dos trabalhadores.
O ponto relevante no trabalho de Maslow foi seu interesse no desenvolvimento das pessoas a partir da identificação das necessidades humanas e como elas podem ser satisfeitas, ajudando os administradores e entender melhor as pessoas com que trabalham a fim de fornecer-lhe os incentivos adequados para que possam produzir adequadamente e desenvolver todo o seu potencial.
Bibliografia
- Serrano, D. P. Teoria de Maslow - A Pirâmide de Maslow; site:
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm
_ http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-e-psicologia/piramide-de-maslow-e-motivacao-profissional-2/
_ http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Gestao-da-Qualidade/a-hierarquia-das-necessidades-de-maslow-piramide-de-maslow.html
_ file:///C:/Users/Cristina%20Carvalho/Downloads/Teoria%20de%20Maslow.pdf
...