TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TORTURA

Casos: TORTURA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA FILME – “A PRECIOSA”

O filme trata de um drama vivido por uma garota com apenas 16 anos chamada "Claireece Preciosa Jones", que convive com o preconceito por ser pobre, negra, analfabeta e obesa, onde aqueles que deveriam zelar pela sua integridade física e sua educação a fazem sofrer diversas privações e humilhações. Agredida não só verbalmente como também fisicamente por sua mãe, violentada por seu próprio pai desde os 03 anos de idade, teve dois filhos, sendo uma com síndrome de daw.

O autor aborda assuntos polêmicos presentes na sociedade, como violência doméstica e o incesto, que muitas vezes passam despercebidos perante as autoridades, pela falta de denúncia das vítimas ou até mesmo pela falta de intervenção estatal.

Ao relatar a comovente história de Preciosa, o autor atingiu seus objetivos, trazendo ao espectador uma visão de que não só o amor, a educação como também a esperança, fizeram com que Preciosa seguisse de cabeça erguida, lutando por um futuro digno ao lado dos seus filhos. Apesar de ter motivos para se tornar uma mulher revoltada e, até mesmo entrar para o mundo do crime, Preciosa encontrou amigos que a amavam de verdade, incentivando-a aos estudos, mostrando-lhe uma outra realidade diferente da que ela foi criada, fazendo-a acreditar num futuro melhor.

O golpe que o Filme Preciosa nos proporciona vem como um terremoto que faz desmoronar as falsas fantasiais criadas ligadas ao ambiente familiar como a célula da sociedade, local de acolhimento, amor e carinho. Tudo que não é percebido, ou melhor, é negado a Precious.

A face grotesca das relações familiares apresentada durante o filme nos faz refletir o quanto pode ser aterrador alguns ambientes familiares. Ao se buscar em nossos ordenamentos jurídicos algumas Leis mais recentes que serviriam como amparo para situações nas quais ocorressem violências como as descritas pela história poderia citar-se o Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei Maria da Penha. O Estatuto, caso realmente fosse obedecido, teria papel imprescindível para a prevenção de situações como estas e a conseqüente quebra de todo um ciclo da violência e a Lei Maria da Penha como mecanismo e meio reparador para a situação de violência já instaurada.

A proteção estatal não foi capaz de garantir a Precious seu direito “à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência,discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão” como determina a nossa carta magna em seu artigo 227.

Conclusão

O filme é muito chocante, pois nos remete a uma realidade que se esconde em vários lares: o abuso sexual infantil. O mais chocante é que apesar de ser uma obra de ficção retrata com fidedignidade esta cruel realidade deixando-nos, a princípio, de mão atadas frente a esta violência que ocorre em muitas famílias.

O horror do incesto, desamor materno e a grande resiliência da adolescente são marcantes e a reflexão oriunda da obra nos faz imaginar a possibilidade de tais cenas poderem estar se passando em cenários reais nesse exato momento.

Os mecanismos de prevenção e proteção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com