TRIGONOMETRIA
Seminário: TRIGONOMETRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANINHAVIDAL • 29/3/2014 • Seminário • 298 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
Matemática
Trigonometria
Lados de um triângulo retângulo
Os lados de um triângulo retângulo recebem nomes especiais. Estes nomes são dados de acordo com a posição em relação ao ângulo reto. O lado oposto ao ângulo reto é a hipotenusa. Os lados que formam o ângulo reto (adjacentes a ele) são os catetos.
A parte vermelha do triangulo é a Hipotenusa,
que vamos chamar de “a”.
Obs: ela sempre estará em frente ao ângulo de 90°
A parte vermelha do triangulo é o Cateto,
que vamos chamar de “b”.
A parte vermelha do triangulo também é Cateto,
que vamos chamar de “c”.
Para entender melhor veja a tabela:
Nomenclatura dos catetos
Os catetos recebem nomes especiais de acordo com a sua posição em relação ao ângulo sob análise. Se estivermos operando com o ângulo C, então o lado oposto, indicado por c, é o cateto oposto ao ângulo C e o lado adjacente ao ângulo C, indicado por b, é o cateto adjacente ao ângulo C.
O lado “b” se chama Cateto Oposto, pois
esta em frente ao ângulo β.
O lado “c” se chama Cateto Adjacente,
pois esta do lado do ângulo β.
Para entendermos melhor veja a tabela:
Propriedades do triângulo retângulo
1. Ângulos: Um triângulo retângulo possui um ângulo reto e dois ângulos agudos complementares.
2. Lados: Um triângulo retângulo é formado por três lados, uma hipotenusa (lado maior) e outros dois lados que são os catetos.
3. Altura: A altura de um triângulo é um segmento que tem uma extremidade num vértice e a outra extremidade no lado oposto ao vértice, sendo que este segmento é perpendicular ao lado oposto ao vértice. Existem 3 alturas no triângulo retângulo, sendo que duas delas são os catetos. A outra altura (ver gráfico acima) é obtida tomando a base como a hipotenusa, a altura relativa a este lado será o segmento AD, denotado por h e perpendicular à base.
...