Teoria Da Estrutura Atomica
Trabalho Universitário: Teoria Da Estrutura Atomica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mari.maia.silva • 3/3/2015 • 674 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
Jhon Dalton, em 1803, ao ressuscitar o conceito grego da existência dos átomos, foi capaz de sustentá-lo a partir de evidencias experimentais de, principalmente, Lavoisier e Joseph Louis Proust.
Lavoisier definiu a lei da conservação da massa, ao verificar que ao levar em conta todos os elementos envolvidos em uma reação química, não há variação da massa no sistema considerado. Ou seja, a massa não é criada nem destruída em uma reação química. Proust estudou, a partir da descoberta de Lavoisier, em que quantidades se apresenta os elementos em vários compostos químicos, e obteve um resultado que é conhecido como a lei das proporções definidas, em que: qualquer que seja o processo de formação de um composto, os elementos que os constituem se encontram sempre presentes em proporções bem definidas.
As leis definidas por Lavoisier e Proust (lei da conservação da massa e lei das proporções definidas) sugerem a constituição atômica da matéria. Por outro lado, a partir da comprovação experimental dessas leis, conclui-se que os átomos são objetos indivisíveis.
Em 1908 é publicado as convicções atomísticas de Dalton, compostas por cinco afirmações básicas:
1. Os átomos são corpúsculos materiais indivisíveis e indestrutíveis;
2. Os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos;
3. Os átomos de diferentes elementos possuem propriedades distintas quanto ao peso, tamanho, afinidade, etc;
4. Os compostos químicos são formados de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa;
5. Toda matéria é composta por de partículas fundamentais, os átomos.
Em 1800, William Nicholson e Anthony Carlisle demonstraram a decomposição da água nos gases hidrogênio e oxigênio por eletrólise e através disso evidenciou-se que há uma intima relação entre a matéria e a eletricidade. Em conseguinte, esse experimento da indícios de que os átomos poderiam ser constituídos por partes menores.Em 1850, surgiram essas partículas ainda menores, o que provado por William Crookes. Este, construiu o tubo de Crookes, onde os eletrodos do tubo são ligados a uma fonte de alta voltagem e o tubo é conectado a uma bomba de vácuo e evacuado gradualmente. Ao ser colocado a baixas preções, percebe-se que é emitido na superfície do sulfeto de zinco um flash de luz. Diante disso , interpretou-se que à baixas pressões, é evidente que alguma coisa deixa o cátodo e viaja para o ânodo. Inicialmente, pensou-se que se tratava de um raio, semelhante a um raio de luz (denominou-se raio catódico), o qual é constituído por um fluxo de minúsculas partículas.
J. J. Thomson, em 1887, provou que as partículas de raio catódico são carregadas negativamente, ao mostrar que o raio pode ser desviado se passar entre placas de metais carregados opostamente em um tubo de Crookes. Ao evidenciar que os átomos são carregados com uma parte positiva e alguns elétrons, Thomson sugeriu que o átomo poderia ser um esfera carregada positivamente e que nela estaria incrustado alguns elétrons, os quais poderia ser retirados facilmente do átomo.
Rutherford, foi capaz de provar o modelo atômico proposto pelo físico
...