TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapias Integrativas Corporais

Por:   •  12/3/2024  •  Relatório de pesquisa  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA

TERAPIAS INTEGRATIVAS CORPORAIS

 Atividade Proposta 1 - Spaterapia

   As técnicas de Spa oferecem uma variedade de benefícios para o bem-estar físico, mental e emocional. Essas práticas são para proporcionar relaxamento, alívio do estresse e melhora na qualidade de vida.

Para que essas práticas sejam eficazes, cuidados devem ser observados para a realização das técnicas de spa.

É muito importante fazer uma avaliação criteriosa para saber se a pessoa não tem contraindicações para as práticas de Spa, garantindo o conforto e evitar possíveis reações adversas ou desconfortos no decorrer da aplicação.

   O ambiente de um spa deve ser acolhedor, a iluminação deve ser suave e as cores utilizadas devem ser frias, porque de acordo com a Cromoterapia as luzes frias geram efeito calmante.

Usar Aromaterapia com difusores de óleos essenciais que transmitam calma e tranquilidade e a Musicoterapia com músicas relaxantes que transmitam calma e paz.

   O ambiente deve sempre ser higienizado e limpo. A limpeza deve ser feita nos pisos, mobílias, e utensílios para aplicar as terapias. A desinfecção deve ser feita com álcool 70, hipoclorito de sódio e glutaraldeído.

   Se no ambiente tiver serviço de hidroterapia, as banheiras, ofurôs e duchas devem ser sempre limpos e feito a manutenção dos utensílios e equipamentos para garantir a segurança dos clientes evitando as infecções por microrganismos, bactérias e fungos

   Os terapeutas devem utilizar equipamentos de proteção como touca, jaleco, máscara e luvas, higienizar as mãos entre cada atendimento e ter as unhas curtas e lixadas.

Atividade Proposta 1 – Realização do escalda-pés

    Escolha um ambiente tranquilo, com luzes suaves e uma música agradável com sons da natureza.

   Encher um recipiente com água quente o suficiente para cobrir os pés. Adicione 6 colheres de sal grosso. O sal grosso serve como esfoliante e ajuda a melhorar a circulação sanguínea quando usado em água quente.

   Coloque 5 gotas de óleo essencial de lavanda. A lavanda tem propriedades relaxantes.

   Coloque 2 colheres de sopa de alecrim desidratado. O alecrim possui propriedades antissépticas ajudando a limpar a pele e prevenir a proliferação de bactérias. (Figura 1)

   Faça uma higienização dos pés com sabonete neutro, enxague e enxugue os pés.

   Faça uma esfoliação nos pés com uma mistura de 2 colheres de açúcar mascavo com 2 colheres de sopa de óleo de coco. O açúcar promove a esfoliação da pele removendo células mortas e o óleo de coco ajuda a eliminar a escamação da pele e é emoliente. Faça massagens nos pés com movimentos suaves e circulares. Enxague e seque os pés.

   Em seguida verifique a temperatura da água, quando estiver morna mergulhe os pés no recipiente (Figura 2) por 10 ou 15 minutos.

   O passo seguinte é a hidratação com duas colheres de hidratante neutro misturado com 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta que tem propriedades refrescantes e alivia a fadiga.

   As tradições orientais dizem que os pés contêm pontos de energia que estão conectados com o corpo todo. O escalda pés pode ajudar a equilibrar estes pontos de energia trazendo uma sensação de harmonia entre corpo, mente e espírito.

   O escalda pés, além de proporcionar uma sensação e relaxamento, promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e aliviando a tensão nos pés. No corpo a água morna relaxa os músculos e os odores dos óleos essenciais promovem o relaxamento. Na mente as sensações de relaxamento reduzem o stress e aliviam a ansiedade.

No espírito traz a sensação de harmonia e paz.

Atividade Proposta 2 – Aplicação da reflexologia podal

   O mapa de reflexologia podal - Mapa de reflexologia podal. Fonte: Perez e Levin (2014, p. 92) utilizado para a realização da tarefa, foi o da apostila da disciplina de Terapias Integrativas Corporais da Ampli, do curso de Terapias Integrativas e Complementares.

   A Reflexologia podal é uma prática terapêutica que se baseia nos pontos reflexos dos pés que correspondem a diferentes órgãos, sistemas e partes do corpo.

   Sua aplicação é feita com pressão, massagem e técnicas específicas nas áreas reflexas dos pés para estimular a resposta do corpo, promovendo equilíbrio e harmonia.

  A Reflexologia podal é dividida em quatro áreas principais conhecidas como zonas. Cada zona corresponde a uma parte do específica do corpo (figura 1).

Figura 1

       No exercício da atividade do caso clínico proposto, os pontos reflexos que devem ser trabalhados na reflexologia podal estão destacados na figura 2.

Figura 2

   Os pontos reflexos referentes ao lado do pescoço e ombros, localizados na zona da linha do ombro devem ser pressionados para aliviar os sintomas de cansaço e dores nesta região.

   Localizados na zona da linha do diafragma, os pontos reflexos referentes ao plexo solar devem ser massageados para aliviar a tensão e o estresse, promovendo equilíbrio e bem-estar geral.

  Como no caso clínico é informado que a pessoa tem gastrite e toma medicação, os pontos reflexos que devem ser pressionados é o do estômago, localizados na linha da cintura e quando massageados promovem uma melhora na parte digestiva, evitando desconfortos ou desequilíbrios nessa região.

  Para as dores nas costas, os pontos reflexos trabalhados são os da coluna, localizados na linha da pélvis. A pressão ou massagem nesses pontos promovem a melhoria da circulação, alívio na tensão e melhora das dores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com